in

Checkpoint e GS1 Portugal promovem debate sobre desafios do sector vitivinícola

Foto Shutterstock

No próximo dia 20 de junho, entre as 11 e as 13 horas, a Checkpoint e a GS1 Portugal promovem um debate sobre os “Desafios do Sector Vitivinícola: Da vinha ao rótulo”.

A indústria do vinho é um sector de grande importância para o tecido empresarial português, não só dentro de mercado interno, mas também no mercado externo. Com o objetivo de partilhar experiências, conhecimento e tecnologia, a Checkpoint Systems juntou-se à GS1 Portugal para a realização de um evento em que serão tema de discussão as soluções tecnológicas para o sector do vinho e desafios como a rotulagem, a tecnologia de rastreabilidade ou o mercado paralelo.

Nesta iniciativa em formato híbrido, será promovido o debate sobre os desafios que o sector vitivinícola abraça no mercado nacional e internacional, nomeadamente no que diz respeito à digitalização da rotulagem por força da entrada em vigor da nova legislação para o sector.

Contando com partilha de informação sectorial relevante por parte de uma associação do sector, a ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, complementada por “insights” partilhados pela Informa D&B, neste evento serão dadas a conhecer as perspetivas dos produtores de vinhos sobre o enquadramento legislativo nacional, comunitário e internacional, os apoios nacionais e comunitários ao sector e à exportação, o comércio online e os desafios e oportunidades que os marketplaces e os catálogos digitais oferecem. Será ainda analisada a legislação aplicável relativa à rotulagem deste tipo de produtos e serão abordados os mecanismos de gestão da cadeia de abastecimento.

Com esta iniciativa, a Checkpoint Systems e a GS1 Portugal procuram promover um ponto de encontro e de análise dos desafios e oportunidades do sector, nomeadamente no que diz respeito à digitalização das embalagens com identificação por radiofrequência (RFID), integrando standards GS1.

Estão convidados atores-chave que atuam neste sector, tais como oradores de empresas de referência – Sogrape, Adega Mayor, Susana Esteban Vinhos – e entidades sectoriais como o Comité Européen des Entreprises Vins, a Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal e a Informa D&B.

Transversal aos vários momentos deste evento é o foco nos dados, nas tendências, nos desafios e nas perspetivas futuras sobre o tema em análise.

A GS1 Portugal e a Checkpoint Systems procuram, assim, aproximar-se dos produtores e comerciantes, dando a conhecer o potencial que a RFID tem para combater os mercados paralelos, mostrando que a tecnologia não tem de estar apenas ao serviço de alguns sectores e empresas e pode chegar à rastreabilidade de produtos como o vinho.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Nobre

Nobre lança nova pizza vegetariana

Nivea Sun

Nivea Sun reforça portfólio com protetor solar adequado para as crianças