A Cerveja Pobeira, com apenas sete meses no mercado, conquistou o terceiro lugar, na categoria Lager, no Concurso Nacional de Cervejas Artesanais de 2023, com a sua Pobeira Beach Lager.
Este prémio foi atribuído por um júri composto por especialistas nacionais e internacionais.
No seu segundo verão de atividade, a Cerveja Pobeira marcou presença em quatro festivais de cerveja, sendo a mais jovem a ser convidada para os dois dos principais festivais nacionais, Porto Beer Fest e ArtBeer Fest (Caminha).
Cerveja Pobeira
Os fundadores, Artur Giesteira e Edgar Gonçalves, encontraram na pandemia de 2020 a oportunidade de transformar a sua paixão pela cerveja artesanal num projeto sério. Enquanto trabalhavam remotamente na Suíça, começaram a fazer “homebrewing”, desenvolvendo seis estilos diferentes que rapidamente conquistaram amigos e familiares.
Em 2022, após o sucesso do primeiro lote industrial, que esgotou em apenas três meses, decidiram deixar as suas carreiras internacionais e embarcar numa viagem por África e Ásia com uma garrafa da sua cerveja e um propósito claro: solidificar uma amizade de uma década e voltar a Portugal para criarem a sua própria empresa. Este percurso inspirou o mote da marca: “Inspired by the world, produced locally.”
Portfólio
O portfólio atual é composto pela Beach Lager, suave e fácil de beber “com um toque singular”, Nata Stout, apresentando notas de café e chocolate, e Carnation Red Ale, que celebra os 50 anos do 25 de Abril. No verão de 2024, a marca lançou um quarto estilo, a Surf Session IPA em três festivais de cerveja, esgotando o stock em todos eles.
“Queremos que cada estilo de cerveja conte uma história e reflita um pouco de Portugal“, comenta Edgar Gonçalves, cofundador da marca e responsável pela estratégia de marketing. “O nosso objetivo é criar uma ligação autêntica entre os nossos produtos e a cultura portuguesa, algo que tem sido muito bem recebido pelo mercado“.
Expansão nacional e internacional
No verão de 2024, a Cerveja Pobeira registou um crescimento de 90% nas vendas, duplicou os pontos de venda e triplicou o número de cidades em que está presente, comparativamente ao verão de 2023. Em termos de produção, registou um aumento de 150%, o que reflete as perspetivas de crescimento da marca.
A loja online registou números bastante interessantes, contando já com mais 150 clientes registados de oito distritos diferentes. A marca tem ainda planos para lançar uma app com o objetivo de conectar a sua rede de parceiros e pontos de venda, bem como alavancar o programa de embaixadores “Entra na Onda”, dinamizando o seu ecossistema e criando mais valor para os seus “stakeholders”.
Em abril deste ano, abriram-se as portas para o mercado europeu, com o início da exportação para França. Suíça e Luxemburgo serão os próximos mercados em que a marca vai apostar.
Nos próximos três anos, a Pobeira pretende aumentar o ritmo de crescimento, com planos para aumentar significativamente o número de efetivos, solidificar a presença nacional e chegar a novos mercados de exportação. Nesse sentido, a empresa está à procura de investimento para financiar uma fábrica/taproom, que irá proporcionar uma experiência de consumo de cerveja diferenciadora e imersiva, propondo-se também a elevar a novos patamares o turismo industrial na região.
“Estamos a crescer de forma sustentável, mas com ousadia“, diz Artur Giesteira, cofundador e responsável pela produção. “Queremos expandir a nossa presença e continuar a inovar, sempre com um foco na qualidade e na autenticidade“.