in

Cerveja criada a partir do ar

Uma empresa italiana criou uma cerveja que garante ser mais sustentável do ponto de vista ambiental, ao permitir uma grande poupança de água, criada a partir da humidade do ar, sem prescindir do sabor.

A Birra Flea, empresa localizada em Gualdo Tadino, na região de Umbria, utiliza água extraída da humidade presente no ar. “Uma máquina condensa o ar quente e pode produzir 1.200 litros de água por dia“, explicou à agência Efe Alessandro Tozzi, porta-voz da Birra Flea. 

Esta água é, depois, utilizada para produzir a Sans Papiers – Biere de l’Air. “A água vem do nada, isto é, vem do ar. A única coisa que a máquina necessita é da energia para produzi-la“. A máquina funciona a energia solar.

A ideia para produzir esta cerveja nasceu de um projeto do proprietário da Birra Flea, Matteo Minello, e do inventor da referida máquina, Alessio Lucattelli, com o objetivo de reduzir os custos da empresa e utilizar fontes energéticas renováveis. “Criar esta água com esta máquina não tem qualquer custo, porque a energia vem dos painéis solares“, acrescentou Alessandro Tozzi.

As restantes matérias-primas utilizadas na produção desta cerveja são as habituais, como o malte e o trigo, que, porém, se obtém de plantações biológicas próximas. 

Além de vender os seus produtos em Itália, a Birra Flea exporta para mercados como os Estados Unidos da América, Canadá, China, Japão, Macau e Austrália. 

7 tendências que estão a afetar a indústria alimentar

Carrefour testa vendas de tecnologia com corners da Fnac Darty