A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca lança, pelo sétimo ano consecutivo, o prémio Jornalismo que Marca.
À semelhança dos anos anteriores, a distinção reconhece, com um prémio no valor de 2.500 euros, trabalhos jornalísticos que abordem temas relevantes na área das marcas e do seu contexto económico e social.
Prémio Jornalismo que Marca
A distinção é atribuída aos jornalistas, detentores de carteira profissional, autores do melhor trabalho individual ou coletivo publicado durante o ano de 2024 num qualquer órgão de comunicação social ativo em Portugal. Podem ser submetidos a concurso trabalhos em qualquer formato – imprensa, rádio, televisão ou digital – que abordem aspetos relevantes para as marcas, o mercado ou o consumidor.
O período de candidaturas está aberto até 28 de maio e o anúncio do vencedor será realizado até ao dia 26 de junho.
Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca sublinha que, “nesta sétima edição do prémio Jornalismo que Marca, queremos mais uma vez reconhecer e valorizar o trabalho dos jornalistas que, com rigor e profissionalismo, contribuem para uma melhor compreensão do mercado e das marcas, esse que é um papel fundamental para o desenvolvimento económico e social do país.”
Júri
Entre os jurados desta sétima edição do prémio Jornalismo que Marca vão estar representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Direção-Geral do Consumidor (DGC), da Direção-Geral da Economia (DGE), do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP), da Associação Portuguesa dos Anunciantes (APAN), da Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM) e da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
A presidir ao júri estará Ricardo Miranda, sócio e diretor criativo da Wonder Why, agência de branding e comunicação. “As marcas têm uma voz e uma história e o jornalismo tem o poder de amplificá-las. Queremos reconhecer os trabalhos que se destacam pela sua capacidade de storytelling e que dão palco às marcas que procuram fazer a diferença, promovendo um debate construtivo sobre o seu papel na sociedade“, afirma o presidente do júri.
Candidaturas
As candidaturas podem ser submetidas por e-mail para premioJQM@centromarca.pt. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis online.
Na última edição, a jornalista da RTP, Paula Martinho da Silva, foi a vencedora, distinguida pela reportagem A Moda Que Nos Consome.








