in ,

Centromarca e AIM aspiram a um mercado digital regulado e seguro

A AIM (European Brands Association), a associação europeia que representa as empresas de produto de marca, pretende ajudar as marcas a responder aos desafios propostos pela Comissão Europeia, que ambiciona criar um mercado digital único que permita ao PIB da UE-28 crescer, pelo menos, 4% (520 mil milhões de euros, aproximadamente) e restaurar o crescimento e o emprego na Europa.

No memorando “Consumer Brands for a Trusted Digital Market Place – Principles and Policy Recommendations”,  que é agora publicado pela AIM, a associação alerta os “stakeholders” e entidades públicas para a importância de todos assumirem papéis e responsabilidades na criação de um ambiente digital confiável e sustentável, em benefício de consumidores e empresas.

O crescimento do comércio online tem sido muito significativo e as marcas, pelo seu património ao nível da inovação e comunicação, podem assumir um papel cada mais importante no desenvolvimento da economia digital. A crescente adesão dos utilizadores e consumidores e a maior segurança das transações fazem do comércio online uma aposta incontornável para marcas e empresas“, refere João Paulo Girbal, presidente da Centromarca, Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, filiada da AIM.

De acordo com a AIM, dada a complexidade da cadeia de valor do “e-commerce”, que envolve inúmeros agentes, e a falta de maturidade das regras que regem o mercado digital, a criação de barreiras só pode ser evitada se todos os agentes do mercado agirem de forma responsável e justa, adotando os mesmos comportamentos legais e éticos nos ambientes offline e online. “Não podemos, contudo, deixar que o desenvolvimento do “e-commerce” seja feito sem cuidar em simultâneo dos direitos dos detentores das marcas e temos que ser tão rigorosos e incisivos no combate à falsificação, à contrafação e a outras usurpações dos direitos dos detentores das marcas no ambiente digital, como já o somos na economia offline“, continua João Paulo Girbal.

Nestlé lança nova marca de iogurtes bi-compartimentados

DIA investe 340 milhões de euros na abertura e remodelação de lojas