in ,

Ceconomy testa sistema de self-checkout através de dispositivos móveis

A Ceconomy, a empresa-mãe da Media Markt, está a testar um sistema de self-checkout através de smartphone na sua outra insígnia dedicada à comercialização de tecnologia, a Saturn.

O teste está a decorrer na loja bandeira que a Saturn possui em Hamburgo e que a Ceconomy caracteriza como a maior loja do mundo dedicada ao universo da eletrónica de consumo. Neste ponto de venda, o novo sistema de pagamentos móveis irá conviver com as caixas convencionais até ao final de fevereiro de 2019. Chamado de Saturn Smartpay, permite que os clientes, através dos seus smartphones, façam o scan de cerca de 100 mil produtos e o pagamento imediato dos mesmos, sem passar na caixa.

Tendo em conta que os testes acontecem numa das mais movimentadas épocas de vendas para o retalho, o período do Natal, a Ceconomy espera que esta tecnologia melhore a experiência de compra dos clientes. Dados citados pela empresa indicam que o sector alemão do retalho enfrenta perdas de 6,7 mil milhões de euros pela desistência da compra dos consumidores que abandonam as longas filas para pagamento.

A Saturn tem vindo a testar vários sistemas de pagamento automáticos, em Innsbruck e Munique, mas esta é a primeira vez que a tecnologia é instalada numa loja que já está em funcionamento. “O smartphone tornou-se no controlo remoto para a vida de muitas pessoas, pelo que será um movimento lógico que o utilizaremos para fazer pagamentos, no futuro, especialmente pelo facto destes desenvolvimentos estarem a ser acelerados pelas novas ofertas de pagamentos móveis como o Google Pay e o Apple Pay”, nota Martin Wild, diretor de inovação do MediaMarktSaturn Retail Group. “Tivemos uma resposta muito positiva às nossas primeiras experiências em Innsbruck e Munique, o que nos encorajou a, pela primeira vez, levar esta tecnologia de pagamentos móveis a uma loja de maiores dimensões. Os nossos clientes de Hamburgo irão beneficiar de uma melhor experiência de compra e de uma opção de pagamento inovadora adicional para as suas compras de Natal”.

Para usufruir deste método de pagamento, os clientes devem abrir a app, fazer o scan dos artigos que querem comprar e pagar através do smarphone. As etiquetas de segurança são desativadas no balcão Smartpay express na saída da loja. A app está disponível para sistema Android e iOS. Após o pagamento, recebem a fatura através do e-mail.

IKEA prepara o maior investimento da sua história

Lidl renova três lojas no distrito de Setúbal