in

CBRE junta-se à APCC e à ADENE para reduzir o consumo de energia

A consultora CBRE acaba de se juntar à iniciativa da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) e da Agência para a Energia (ADENE), que tem como objetivo consciencializar os consumidores para a redução dos consumos de energia, através de medidas sustentáveis alinhadas com o Plano de Poupança de Energia 2022-2023.

Para responder aos desafios energéticos que a conjuntura atual coloca, os centros comerciais integrados no portfólio de gestão da CBRE estão já a reduzir o horário de funcionamento da iluminação decorativa e publicitária interior e exterior, para efeitos de poupança de energia, a usufruir da luz natural dos edifícios e a regular a temperatura dos equipamentos de climatização interior, de forma a fazer um uso mais racional e responsável da energia, bem como a aproveitar as águas pluviais para rega, nos sistemas de ar condicionado e descargas nas casas de banho, entre outras medidas que promovem a eficiência hídrica e energética.

A iluminação, climatização e utilização da água nos edifícios é controlada por sistemas de gestão que permitem um uso mais responsável e racional dos recursos. Além da energia utilizada ser totalmente de origem renovável, a CBRE está a avaliar a possibilidade de os seus centros comerciais produzirem a sua própria energia no futuro.

A sustentabilidade e a utilização consciente dos recursos naturais estão no centro da estratégia da CBRE, pelo que o contexto geopolítico atual, com consequências para o cumprimento das metas ambientais do país, não nos é naturalmente indiferente. Os centros comerciais geridos pela CBRE uniram-se à iniciativa da APCC e da ADENE para reduzir o consumo energético, assumindo a sua responsabilidade e apelando aos clientes e aos lojistas que se associem de forma colaborativa”, sublinha Luís Arrais, Retail Property Management Director Iberia na CBRE Portugal.

 

Centros comerciais

Este pacote de medidas abrange todos os centros comerciais geridos pela CBRE no País: 8.ª Avenida (São João da Madeira), Rio Sul Shopping (Seixal), LoureShopping (Loures), Alameda Shop & Spot (Porto), UBBO (Lisboa), Alma Shopping (Coimbra), Nosso Shopping (Vila Real) e TorreShopping (Torres Novas).

colaboradores

45% dos colaboradores europeus são encorajados a trabalhar a partir de casa

desigualdade

Desigualdade de género permanece no mercado de trabalho