Caxamar-Niepoort-Caixa Madeira Gourmet
in ,

Caxamar e Niepoort em parceria

A pensar na noite de consoada que se aproxima, a Caxamar acaba de lançar no mercado uma Caixa Madeira Gourmet, com Lombos de Bacalhau Gourmet e Vinho do Douro DOC (branco ou tinto), criados em exclusivo pela Niepoort.

A Caixa Madeira Gourmet contém aproximadamente 2,5 quilos de lombos de bacalhau salgados secos, selecionados cuidadosamente e com mais de 12 meses de cura. “A este bacalhau de excelência, junta-se uma garrafa de vinho, branco ou tinto, consoante as preferências dos consumidores, criados pelo mais criativo dos enólogos nacionais, e produzido pela Niepoort”, avança a marca em comunicado.

 

Os vinhos

O Caxamar Tinto 2020 é um vinho de “grande elegância e complexidade, que conjuga de forma magistral a fruta e concentração dos vinhos do Douro com a frescura dos vinhos da Niepoort”. As uvas provêm um pouco de todos os terroirs do Douro, maioritariamente de vinhas velhas com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos, com a mistura tradicional de castas. A cor é brilhante e com alguma concentração. “O Caxamar Tinto 2020, consegue captar o perfil do Douro dentro de uma garrafa. No nariz tem notas florais a violeta, nuances breves de grafite numa base de frutos vermelhos como framboesa, groselhas e cerejas. Na boca é a expressão máxima de elegância, com uma estrutura delicada e uma excelente acidez. A madeira é extremamente discreta, mas complementada por notas balsâmicas ou um mentolado que o torna muito sofisticado”.

Já o Caxamar Reserva Branco 2021 é um vinho “que expressa a vinha, o local e a região de onde provém”. As vinhas velhas e a altitude são fatores fundamentais para o sucesso deste vinho, sendo o desafio, equilibrar a acidez e o volume para que o resultado seja um vinho fresco com um enorme potencial de envelhecimento. Este vinho provém de vinhas que se situam a cerca de 600 metros de altitude, em solos de micaxisto, com uma idade superior a 80 anos e maioritariamente situadas na margem direita do rio Douro. O vinho mostra uma vertente mineral muito intensa e profunda. “É muito complexo no aroma, com excelentes notas de tosta da barrica e ervas finas perfeitamente integradas no perfil citrino e ligeiramente floral. Com muita presença na boca, mostra-se muito fino e delicado nas notas de fruto branco e algumas especiarias. É volumoso, sem ser gordo, com uma boa concentração e com a madeira em pleno equilíbrio. Final de boca muito complexo, fino e ligeiramente salgado. Um branco para ser apreciado em copo tipo Borgonha”.

 

Disponibilidade

Os vinhos Caxamar Tinto 2020 e o Caxamar Reserva Branco 2021 (24,90€) podem ser adquiridos em lojas selecionadas, bem como a Caixa de Madeira Gourmet (150€) ou na loja online da Caxamar.

Siga-nos no:

Google News logo

CosMc's

McDonald’s estreia franquia focada em bebidas

Delivery

Encomendas danificadas atingem quase 22 mil milhões de euros