in

Católica aposta na produção sustentável de carne e leite

ModelMeat, é este o nome do sistema informático que pretende identificar, contabilizar, validar e otimizar os efeitos ambientais e nutricionais da carne proveniente da produção à base de pastagem.

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica no Porto participa no projeto, liderado pela empresa Terraprima, que visa a alteração do paradigma da produção de carne e de leite, valorizando os seus benefícios ambientais e nutricionais, transformando este sector numa atividade ecologicamente sustentável.

O projeto está já em curso na região do Alentejo e abrange um universo de 100 produtores de carne de bovino. A tecnologia fornece, ainda, informação sobre o crescimento e rendimento do animal, produção da pastagem, desempenho ambiental e valor nutricional e qualidade da carne enquanto produto final.

Os dados recolhidos pelo ModelMeat serão utilizados, posteriormente, pelos produtores do sector agroalimentar para a implementação de estratégias que fomentem melhorias na produção. Refira-se que o projeto é financiado pelo Programa Portugal 2020 e conta com a parceria do Clube de Produtores Continente.

Publicidade

Maria Cândida Marramaque é a nova diretora geral da ANIL

Porto Ferreira celebra o verão com a nova edição Padrões de Portugal