in

Casal de Ventozela lança primeiro espumante

Casal de Ventozela, produtor familiar localizado na pequena freguesia de Mogege, em Vila Nova de Famalicão, na sub-região do Vale do Ave, acaba de apresentar o seu primeiro espumante, elaborado totalmente a partir da casta Avesso.

O Casal de Ventozela Extra Bruto 2015 foi desenhado com o objetivo de criar um espumante com uma grande capacidade de evolução e envelhecimento em garrafa, recordando o potencial esquecido da região.

Os primeiros traços foram feitos na vindima de 2015, que revelou uma grande qualidade, em particular, na casta Avesso. As melhores uvas foram reservadas para a criação de um vinho espumante, o primeiro de sempre da casa, seguindo as regras e boas práticas do método tradicional. A primeira fermentação foi feita em cubas de inox a baixa temperatura, durante 12 meses, sendo, depois, o vinho engarrafado em outubro de 2016. Em maio do ano seguinte, e após 20 meses de espumantização, procedeu-se ao “degorgement”, estagiando por mais 12 meses em garrafa até poder ser consumido.

De bolha muito fina e delicada e com texturas suaves, o Casal de Ventozela Extra Bruto 2015 pode ser guardado ou bebido desde já. Recomenda-se a harmonização com pratos de peixe e marisco e serviço a uma temperatura entre os 6ºC e os 8ºC.

Para esta estreia, foi escolhida uma garrafa em formato Borgonha, que ostenta um minimalista rótulo preto texturado. Já se encontra disponível em garrafeiras selecionadas de todo o país, com distribuição exclusiva da OnWine Nacional.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Grupo Luís Vicente produz 15 mil toneladas de fruta nacional em 2019

Pescanova lança polvo inteiro pronto a cozinhar