in

Cartões de crédito continuam a liderar os pagamentos na Europa

retalho geração Z geração Alfa

A Europa posiciona-se como o terceiro maior mercado de comércio eletrónico a retalho do mundo, atingindo receitas totais de 899 mil milhões de euros em 2022 em volume de negócios de comércio eletrónico B2C, refere o European Ecommerce Report 2022, produzido pela Ecommerce Europe e EuroCommerce.

De acordo com o Statista, os países com maior dimensão do mercado de comércio eletrónico em percentagem do PIB são o Reino Unido (9,3%), a Dinamarca (7,3%) e a Grécia (5,9%).

Em geral, as carteiras digitais são o método de pagamento preferido para as compras online em toda a Europa, mas as transferências diretas entre contas estão também a tornar-se populares, especialmente na Polónia, nos Países Baixos e na Suécia. Na Turquia, porém, os cartões de crédito são a opção de pagamento mais utilizada.

 

VISA lidera o mercado do Reino Unido

O comércio retalhista online no Reino Unido tem vindo a ganhar terreno ao longo da última década. Com o início da crise do coronavírus (COVID-19), estimou-se que o valor das vendas a retalho online atingiria um pouco menos de 120 mil milhões de libras em 2021.

No entanto, em 2022, este valor diminuiu para 106 mil milhões de libras. Os sectores com melhor desempenho nas vendas online são o vestuário e os artigos para a casa, que tiveram um lugar de destaque no comércio eletrónico em 2020, sendo os produtos mais populares adquiridos pelos consumidores através da Internet. De acordo com os dados publicados pelo Office for National Statistics (Reino Unido), outras actividades e serviços de lazer, como a reserva de alojamento para férias, organização de viagens e bilhetes para eventos, foram também áreas em que os consumidores utilizaram o canal online para fazer compras.

De acordo com os dados do EcommerceDB, os cartões são o tipo de pagamento mais utilizado pelos retalhistas em linha no Reino Unido.

 

Mastercard lidera o mercado na Dinamarca

O mercado dinamarquês do comércio eletrónico, embora não seja particularmente grande, representa uma oportunidade promissora para as empresas de comércio eletrónico. De acordo com o Statista, em 2021, as receitas das vendas locais de comércio eletrónico ascenderam a 132,9 mil milhões de coroas (aproximadamente 12,2 mil milhões de EUR). Estes números fizeram com que a Dinamarca registasse o maior gasto per capita em compras de comércio eletrónico em toda a Europa, com 2.916 euros por pessoa, ultrapassando a Noruega e o Reino Unido em mais de 300 euros per capita.

Os produtos mais populares do comércio eletrónico no país são o vestuário e os produtos alimentares, o que revela a forte inclinação dos consumidores dinamarqueses para estas categorias.

De acordo com os dados do EcommerceDB, os cartões são o tipo de pagamento mais utilizado pelos retalhistas em linha na Dinamarca.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Cidade do Zero

Cidade do Zero volta com 3ª edição

Favaíto Chico e Lucianito

Chico e Lucianito são as novas estrelas do Favaíto