in

Carrefour vai encerrar quase 250 supermercados

Esta segunda-feira, dia 4 de junho, era a data final para o Carrefour encontrar uma solução para quase 250 supermercados que tinha adquirido ao Grupo DIA, em 2014. Por não ter encontrado um comprador, estes ativos, considerados “não viáveis”, serão encerrados, de acordo com a medida contemplada no plano Carrefour 2022 para economia de custos.

Das lojas adquiriras ao Grupo DIA apenas se salvam 30, trespassadas a outros operadores, conseguindo-se assegurar a manutenção de 200 postos de trabalho. O Carrefour não especificou quem comprou estes ativos, mas tudo indica que será a empresa holandesa Action, especializada em moda e produtos low cost. O facto de não estar dedicada ao sector alimentar faz com que a transferência dos contratos de trabalho demore mais algum tempo, devendo estar concluída nos próximos meses.

Os encerramentos virão acompanhados de despedimentos. Entre mil e duas mil pessoas irão ficar sem trabalho. As lojas irão fechar portas durante este verão.

Em 2014, o Carrefour investiu 650 milhões de euros para comprar os 273 supermercados ao Grupo DIA. A operação sempre pesou nas contas do retalhista francês e, por exemplo, em 2017, deram um prejuízo de 180 milhões de euros.

Alibaba potencia oferta do Taobao para atrair os Millennials

Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda e Portugal pedem aumento do orçamento da PAC