in

Carrefour investe no formato de lojas autónomas

Foto Karolis Kavolelis/Shutterstock

O Carrefour está a planear acelerar a abertura de lojas autónomas sem funcionários, em zonas residenciais do Brasil, de acordo com declarações do seu diretor de proximidade, João Gravata, ao jornal O Estado de São Paulo.

O grupo retalhista está disposto a investir mais neste novo modelo de loja, mas João Gravata não revelou, no entanto, o valor do investimento, nem quantas lojas serão abertas. Sob a insígnia Carrefour Express, a maioria estaria localizada, principalmente, nos arredores de São Paulo.

 

Formato

O Carrefour começou a desenvolver o formato de loja autónoma antes da pandemia. Originalmente, o plano era instalar estes espaços em ambientes corporativos. Com a crise sanitária e o aumento do teletrabalho, o plano foi alterado e focou-se em zonas residenciais.  As duas primeiras lojas autónomas foram inauguradas em dezembro de 2020, uma num condomínio residencial e outra num espaço de co-working. Atualmente, o Carrefour possui no Brasil 14 lojas autónomas, 12 estão localizadas em zonas residenciais.

Devido ao pequeno tamanho (15 a 50 metros quadrados) destes pontos de venda, o investimento numa loja autónoma pode ser um décimo do custo de uma loja convencional Carrefour Express.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Nestlé compra empresa especializa em tratamentos de perda de peso Pronokal

Martijn van der Zee

C&A perde o seu responsável de sustentabilidade