O presidente e CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou a intenção da empresa de introduzir a rotulagem Nutri-Score em todos os produtos que comercializa. Numa carta formal dirigida a mais de 550 fornecedores, o executivo informa sobre os próximos passos que o retalhista vai dar: impor a utilização desta rotulagem aos fabricantes.
“Antes de nos questionarmos se devemos ou não tributar os produtos açucarados, começamos por dar aos nossos clientes informações completas sobre o que consomem”, afirma Bompard.
É por isso que, agora, como sublinha o responsável, o Carrefour pede aos fabricantes que coloquem sistematicamente o Nutri-Score nos produtos que vendem nas lojas em França. Se não o fizerem, o próprio Carrefour calculará o Nutri-Score em cada produto.
“A partir de agora, comunicaremos no nosso site e na nossa aplicação o Nutri-Score dos diferentes produtos vendidos no Carrefour, salvo oposição formal, que será notificada aos nossos clientes”, sublinha Alexandre Bompard, dirigindo-se aos fornecedores e acrescentando que aqueles que não se adaptarem ao objetivo do “Comer Melhor” também serão excluídos.
O grupo francês está a trabalhar no programa Act for Food desde 2018. A este respeito, Alexandre Bompard salienta que “os compromissos nutricionais também estiveram sempre no centro do Act for Food, com a exclusão de mais de 100 substâncias controversas, a redução do açúcar e do sal e a utilização sistemática do Nutri-Score nos nossos produtos de marca Carrefour”.