in

Carrefour estuda usar linguagem gestual nas suas lojas

O Carrefour França anunciou um plano de ação para oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes surdos e com dificuldade de audição.

O retalhista está a lançar uma campanha de sensibilização e formação do seu pessoal de loja em Língua Gestual Francesa (LSF).

A iniciativa insere-se nas ambições do grupo em criar um ambiente inclusivo nas suas lojas. Recentemente, implementou as horas silenciosas nas lojas para pessoas com autismo.

 

Plano de ação

Estima-se que existam em França quatro a cinco milhões de pessoas com deficiência auditiva, incluindo 300 mil surdos, de acordo com a Federação Nacional dos Surdos francesa.

No âmbito da iniciativa, o Carrefour entrou em parceria com a Associação Regional para a Integração dos Surdos (ARIS).

O plano de inclusão consiste em quatro elementos que o retalhista seguirá para criar uma experiência mais inclusiva. Uma grande campanha de sensibilização, “Sim a todos os nossos clientes surdos e difíceis de ouvir”, será lançada dentro da empresa. Todos os colaboradores serão encorajados a aprender os 10 sinais para acolher adequadamente uma pessoa surda ou com dificuldades de audição na loja. As 10 expressões que serão aprendidas são ‘olá’, ‘sim’, ‘obrigado’, ‘bem-vindo ao Carrefour’, ‘por favor’, ‘siga-me’, ‘recibo’, ‘está tudo bem?’, ‘Cartão de fidelidade’ e ‘adeus’.

Em parceria com a ARIS, serão organizadas sessões de sensibilização e formação para colaboradores voluntários, para garantir que cada loja tenha, pelo menos, um funcionário consciente de como acolher surdos e pessoas com dificuldades em ouvir nas lojas, até ao final de 2022.

Um dia de formação para a inclusão de funcionários surdos também será também oferecido a qualquer loja que acolha um novo funcionário surdo.

Greensense

Portuguesa Greensense lança linha de cosmética sólida, vegan e sustentável

Consumidores

7 tipos de consumidor