in

Carrefour compra o terceiro maior retalhista do Brasil

O Carrefour chegou a acordo com a Advent International e com a Walmart para adquirir o Grupo BIG, o terceiro maior retalhista do Brasil. Trata-se da antiga Walmart Brasil, comprada pelo fundo Advent em 2018, e configura a maior aquisição desde que Alexandre Bompard assumiu a direção do grupo francês.

A transação avalia o Grupo BIG em sete mil milhões de reais, cerca de 1,1 mil milhões de euros, e é paga 70% em numerário e 30% em ações. O negócio reforça a presença do Carrefour no Brasil, um mercado onde encontra um considerável potencial de sinergias e crescimento, permitindo-lhe oferecer aos consumidores uma mais ampla gama de produtos e de serviços, a preços mais competitivos.

 

3.º maior operador de retalho

O Grupo BIG opera 387 lojas, desde grandes cash & carries Sam’s Club e Maxxi, a hipermercados Big, supermercados Bompreço e Nacional, lojas de conveniência e de discount TodoDia, que, no seu conjunto, geram vendas no valor de 3,8 mil milhões de euros. O grupo é particularmente expressivo no nordeste e sul do país, enquanto o Carrefour tem maior presença no sudeste.

O retalhista francês está presente no Brasil desde 1975, detendo atualmente 489 lojas. Com a conclusão do negócio, irá converter parte das lojas do Grupo BIG na sua própria insígnia, mas fórmula Sam’s Club continuará a operar de forma independente, através de um acordo de licenciamento com a Walmart, que conservará uma participação de 20%.

Publicidade

portugueses

Royal Canin e Whiskas são as marcas de petfood que os portugueses mais compram

veículos

1 em 3 portugueses aposta na compra de veículos usados