O Carrefour inaugurou em Xangai a sua loja mais inteligente e inovadora, fruto da parceria firmada com a Tencent, uma referência tecnológica daquele país.
O ponto de venda, chamado Carrefour Le Marché, apresenta soluções como o reconhecimento facial através da aplicação WeChat Pay da Tencent, dispõe de várias câmaras e tecnologia que permite comprovar que clientes entram e saem, para lhes oferecer um serviço mais personalizado. Por exemplo, os clientes que saírem sem nada comprar são contactados e incentivados a usar a loja online.
Além disso, o supermercado conta com serviço de catering e restauração, para que os clientes ali possam consumir alguns pratos preparados.
O sortido do Carrefour Le Marché é composto por 25 mil referências, principalmente de marcas de fabricante, muitas delas importadas, onde impera a alimentação, mas também não faltam ofertas de moda e tecnologia. Ao desenvolver este conceito, o Carrefour quis que fosse o mais parecido possível com um mercado tradicional. Por isso, os frescos são os protagonistas neste espaço de quatro mil metros quadrados, divididos por dois pisos.
No futuro, o retalhista francês ambiciona abrir mais lojas destas, com áreas de venda compreendidas entre os três mil e os cinco mil metros quadrados. “A China converteu-se num laboratório para testar este novo formato. Com esta loja, esperamos atrair novos consumidores, sobretudo os mais jovens, para que se sintam novamente entusiasmados pelas compras”, assinala Thierry Garnier, presidente e CEO do Carrefour China.