in

Campanha inverte tendência de queda acentuada de consumo de carne de coelho

Volvido um ano e meio após o arranque da campanha europeia de promoção ao consumo de carne de coelho, a ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura fez um balanço positivo da ação, num evento gastronómico que decorreu no dia 22 de outubro, no espaço FLAT, em Lisboa.

Em declarações à comunicação social, Firmino Sousa, presidente da ASPOC, referiu que “ainda que o consumo não tenha aumentado, de forma expressiva, no mercado português, resultou, de acordo com os dados do INE, numa subida do preço médio (4,21%) e no aumento do número de abates (7,6% em número de animais e 8,3% em toneladas de carne limpa), invertendo a tendência de queda acentuada registada nos últimos anos. Apesar de não ser possível quantificar o efeito da campanha em termos de exportação, confirmamos que houve um incremento das trocas intracomunitárias”.

Para os responsáveis da ASPOC, a campanha serviu também para mobilizar o sector para a necessidade de diversificarem e modernizarem as formas de corte e de apresentação do produto e ainda para elucidar os consumidores sobre as vantagens dietéticas e a facilidade de confeção desta carne branca.

Recorrendo ao apoio do chef Hélio Loureiro e da Associação Portuguesa de Nutricionistas, foi possível sensibilizar jovens de estabelecimentos de ensino profissional e escolas de hotelaria para a versatilidade da carne de coelho e para as suas propriedades dietéticas, conferindo-lhe um estatuto mais moderno. Até ao final do ano, serão ainda desenvolvidas ações de sensibilização semelhantes junto dos profissionais da restauração e dos talhos.

Financiada pela União Europeia, a campanha iniciada em 2018 na Península Ibérica tem como principal objetivo promover o consumo de carne de coelho de origem europeia, recorrendo à ativação de memórias dos consumidores e à passagem de testemunhos intergeracionais, destacando o valor nutricional e a flexibilidade de adaptação deste produto aos tempos modernos. Com a assinatura “Carne de Coelho – Como a vais cozinhar hoje?” a campanha prolonga-se até dezembro de 2020.

Braun reforça gama de varinhas mágicas

Amazon lança marca própria de gin