in

Cadeia de ginásios Fitness Hut vendida à Viva Gym

A Edge Capital vendeu da cadeia de ginásios Fitness Hut ao Viva Gym Group, que detém a cadeia Viva Gym em Espanha.

O Viva Gym Group Limited é detido maioritariamente pelo fundo Bridges Sustainable Growth Fund III, gerido pelo investidor britânico Bridges Fund Management.

O Fitness Hut foi desenvolvido desde a sua génese pela Edge Capital (50%) e pela equipa de gestão (50%) em 2011, com um investimento inicial que permitiu a abertura de oito ginásios nos dois primeiros anos. Em 2014, o OxyCapital Mezzanine Fund tornou-se parceiro do Fitness Hut, financiando a empresa com um investimento adicional de 12 milhões de euros, permitindo a aceleração da expansão da cadeia por todo o país. Desde então, a operação evoluiu para os atuais 31 ginásios (incluindo quatro em fase final de construção), com o número de sócios a ultrapassar os 110 mil e uma faturação superior a 30 milhões de euros, liderando atualmente o sector do fitness em Portugal.

José Luís Pinto Basto, CEO to The Edge Group, sublinha que “o investimento nos ginásios Fitness Hut foi, desde o primeiro momento, uma aposta ganha, pelo potencial de crescimento deste mercado em Portugal e no resto da Europa. Fizemos este projeto crescer em plena crise e de forma sustentada, tornando-se, em apenas seis anos, na maior cadeia de ginásios do país. Depois do projeto consolidado, entendemos que estava na altura de passar o testemunho. A venda da empresa à Viva Gym Group Limited permitirá concretizar uma consolidação ibérica com a cadeia Viva Gym, o rumo certo para dar continuidade ao projeto que iniciámos e trilhar o caminho da internacionalização”.

Este negócio vem consolidar a posição da Edge Capital como catalisadora de projetos inovadores, como foi o caso dos supermercados Brio, vendidos também recentemente à Sonae. “Confirma também a capacidade que temos tido de investir em projetos com grande potencial de crescimento e de entregá-los em boas mãos, para continuarem a crescer e internacionalizarem-se. Orgulha-nos poder dizer que esta é uma das maiores operações de private equity dos últimos anos em Portugal”, adianta o CEO do The Edge Group.

Aldi e Lidl são os supermercados de crescimento mais rápido no Reino Unido

Portugueses consomem mais álcool e ingerem mais calorias quando estão de férias