in ,

C&A poupa água equivalente ao consumo de mais de 800 mil lares

A empresa de moda C&A poupou cerca de 133,8 mil milhões de litros de água através da utilização de matérias-primas mais sustentáveis. Este número equivale ao consumo de água potável por parte de mais de 800 mil lares, segundo informação do Textile Exchange Fibre Market Report. 

A indústria têxtil utiliza grandes quantidades de água nos seus processos, quer seja para a irrigação das culturas, durante os processos de produção ou através do uso feito pelo consumidor. Segundo o World Wide Fund (WWF), para a produção de uma simples T-shirt podem ser necessários até 2.700 litros de água, tendo em conta todas as fases do processo produtivo. “O consumo de água e a qualidade das águas residuais são áreas fundamentais, em que a C&A tem vindo a focar-se, com o objetivo de reduzir o seu impacto, desde a agricultura até ao ponto de venda. A nossa poupança de água atual é resultado da forma como elegemos as nossas matérias-primas e de um grande enfoque na utilização de algodão orgânico certificado e de melhor algodão”, afirma Jeffrey Hogue, diretor global de Sustentabilidade da C&A.

Durante os últimos dois anos, a C&A tem definido concretamente a sua pegada hídrica, analisando centenas de milhares de encomendas em todo o mundo. A empresa colaborou ainda com cientistas da Aligned Incentives, para pôr em prática as mais recentes metodologias e identificar as áreas fundamentais em que os impactos do consumo da água são mais significativos. “Num mundo em que maioria das empresas estão ainda muito focadas na pegada hídrica das suas operações internas, a C&A é agora capaz de perceber como as suas boas práticas afetam a utilização local de água em todo o mundo. Isto permite à empresa não só atingir grandes reduções no consumo de água, mas também fazê-lo onde mais importa, isto é, em zonas que apresentam mais problemas hídricos”, refere Yann Risz, Managing diretor da Aligned Incentives.

Para além de adquirir matérias-primas mais sustentáveis, a C&A trabalha também com os seus fornecedores para otimizar os processos de produção, percebendo a qualidade e a quantidade de água residual que se produz ao nível da fábrica. “Tendo em conta o ciclo de vida completo de um produto, calculamos que os consumidores influenciam diretamente cerca de 10% da pegada hídrica dos produtos, através das lavagens da roupa. Reduzir o número de lavagens é uma oportunidade para economizar água e, por consequência, leva a uma redução das emissões de gases de efeito estufa. Escolher vestuário produzido com algodão sustentável, como o algodão orgânico, é também uma forma de economizar água. Por isso, na C&A, grande parte do algodão que utilizamos é proveniente de fontes sustentáveis”, conclui Jeffrey Hogue

DIA cria sociedade conjunta com o grupo Casino

Auto Regulação Publicitária lança campanha de publicidade