A C&A reconheceu, através da campanha “Somos todos heróis”, lançada a 9 de julho, o trabalho altruísta de nove heróis do dia-a-dia em Portugal, que durante o confinamento tornaram a vida mais suportável para muitas pessoas em diversas regiões do país.
Para esta campanha, a empresa lançou uma nova coleção de t-shirts, sendo que uma percentagem das suas vendas foi destinada a estas pessoas. A campanha angariou 17.400 euros, que estão a ser distribuídos por 29 organizações ou pessoas na Península Ibérica, como um gesto de agradecimento. “Queríamos passar dos aplausos a histórias concretas e reais. A campanha foi muito gratificante e emotiva, a equipa que comunicou esta iniciativa foi muito dedicada e vestiu a t-shirt com orgulho. É essencial reconhecermos as pessoas que investem toda a sua energia no bem comum e apoiando quem mais precisa e estas são apenas algumas das muitas histórias que trouxeram esperança nestes meses tão complicados. Nas lojas, tivemos o Muro de Esperança, no qual os clientes podiam deixar uma mensagem de agradecimento, e é, por isso, emocionante vermos as paredes cheias de palavras otimistas, 10 dias depois”, destaca Domingos Esteves, diretor geral da C&A na Península Ibérica.
Alguns heróis em Portugal
Ramia e Alan são refugiados sírios que chegaram a Portugal há quatro anos, fugindo da guerra. Por terem sido recebidos de braços abertos no país, sentiram que queriam devolver todo o carinho com que foram acolhidos e, como tal, disponibilizaram refeições gratuitas a profissionais de saúde: de dia ou noite, lá estavam Ramia e Alan disponíveis para ajudar no seu restaurante, o Tayybeh. “Portugal recebeu-nos de braços abertos, mesmo numa altura em que vivia alguns problemas económicos. Estamos muito agradecidos, obrigado a todos os portugueses”, dizem os “heróis” celebrados pela loja C&A do Centro Vasco da Gama.
Mário, enfermeiro de profissão, adaptou-se em tempo recorde à nova ameaça da Covid-19. Assim que se inteirou dos novos procedimentos e protocolos, percebeu que havia algo a melhorar e, por isso, combinou a sua paixão pela enfermagem com o hobbie que tem pela impressão em 3D e possibilitou, assim, a criação de um clamp de tubo orotraqueal que permite uma fixação perfeita. O procedimento foi reproduzido em vários pontos do mundo, tendo sido criadas várias peças que chegaram a diversos hospitais. “Graças a todos os seres humanos maravilhosos, conseguimos transformar um pensamento num dispositivo”, diz Mário, celebrado pela loja C&A do CascaiShopping.
Os membros do Moto Clube de Faro decidiram ajudar, recolhendo alimentos e disponibilizando um número de conta para que as pessoas que não se pudessem deslocar pudessem, ainda assim, contribuir. Para além disso, apelaram a outros moto clubes do país a aderirem nas respetivas localidades. “Infelizmente, há muitas pessoas que precisam”, lamentam estes “heróis”, celebrados pela loja C&A C.C. Fórum Algarve.
No âmbito deste projeto solidário, a C&A disponibilizou um livro que detalha as experiências de todos os heróis homenageados pelo seu esforço e trabalho altruísta durante a pandemia. Pode descarregar o livro.