in

Brico Depôt Iberia alcança um aumento de lucro de 62,7%

A Brico Depôt Iberia conseguiu manter a rentabilidade do negócio em 2020, apesar do impacto da pandemia. Os custos operacionais mantiveram-se controlados, com um aumento de 62,7% no lucro de retalho para quatro milhões de euros.

Ainda assim, o encerramento temporário de lojas Brico Depôt, na sequência da pandemia, e as contínuas restrições sanitárias afetaram as vendas totais , que diminuíram 7%, numa base comparável, face ao exercício de 2019, atingindo 347 milhões de euros, o que foi parcialmente compensado no segundo semestre de 20/21 por uma forte recuperação, com um aumento nas vendas comparáveis de 10,8%.

Assim, entre 1 de fevereiro e 18 de março de 2021, a Brico Depôt Iberia registou um crescimento nas vendas comparáveis, com um aumento de 11,2% na semana 5 e de 23,3% na semana 6. Adicionalmente, a atividade na Península Ibérica também cresceu, cerca de 12,1% na semana 5 e de 16,2% na semana 6.

 

Evolução em Espanha e Portugal

Ao longo de 2020, as diferentes restrições sanitárias impostas pelas autoridades, distintas em cada país, condicionaram o desenvolvimento da atividade de ambos os mercados.

O mercado espanhol tem estado muito alinhado com a evolução das restrições, com diferentes picos de vendas em meses como junho, onde as vendas offline recuperaram com um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, ou ao contrário, com uma tendência negativa, à medida que foram reimplantadas novas restrições de mobilidade em algumas áreas de Espanha desde o final de outubro, afetando especialmente comunidades como a Catalunha ou Aragão.

Mais uma vez, esta tendência mudou durante o mês de dezembro, especialmente durante a Black Friday e o Natal, com um aumento de 22% na categoria de ferramentas, ou durante os meses de dezembro e janeiro, em que as vendas na categoria de canalizações, aquecimento central e lareiras aumentaram 10%, sendo o reforço de aquecimento a categoria com maior aumento (20%) face ao ano anterior.

Por outro lado, é assinalável que a percentagem de novos clientes profissionais em 2020 tenha aumentado mais de um terço face ao ano anterior, graças a uma melhoria da oferta e do preço.

Em Portugal, em 2020, manteve-se uma tendência de aumento no volume de vendas, exceto no mês de março, principalmente nos meses de maio e junho, em que foram obtidas mais de 30% das vendas.

 

E-commerce

Da mesma forma, a partir de novembro, o negócio da Brico Depôt foi reforçado com a implementação do e-commerce em Portugal, através do qual tem conseguido servir todo o mercado português (para além das três lojas físicas).

Por meio desse canal, tem-se alcançado um aumento considerável nas vendas mês após mês, superando as expectativas.

Publicidade

Heritage Wines

Heritage Wines arranca com comercialização dos Vintage 2018

hiper e supermercados

Reclamações de hiper e supermercados sobem 75%