in

Brambles reconhecida como um dos seis líderes globais na luta contra a desflorestação

A Brambles, empresa de logística da cadeia de abastecimento global que opera em mais de 60 países, principalmente através das marcas CHEP e IFCO, conquistou um lugar na “A List” das Florestas deste ano do CDP, a plataforma global de divulgação ambiental.

A “A List” das Florestas de 2017 é constituída por seis empresas globais que lideram ações contra a desflorestação global, incluindo a L’Oréal, a SCA, a Tetra Pak, a Unilever e a UPM-Kymmene Corporation. A “A List” do CDP foi produzida a pedido de 827 investidores com ativos superiores a 100 mil milhões de dólares americanos. Centenas de empresas submetem divulgações anuais em matéria florestal ao CDP para avaliação independente, com base na sua metodologia de classificação.

A Brambles está entre os 3% das empresas que participam no programa de florestas do CDP para atingir o nível “A List” das Florestas, que reconhece as suas ações de fornecimento sustentável durante o último ano de referência. “A Brambles é uma empresa sustentável que está preparada de forma única para reduzir o desperdício de madeira e a utilização de madeira virgem nas cadeias de abastecimento a nível mundial. Ao partilhar e reutilizar as nossas plataformas de ‘pooling’, os nossos clientes salvaram 1,4 milhões de árvores, só no ano passado. Esta é a economia circular, numa escala global. Trabalhamos em parceria com os nossos fornecedores para promover o sector florestal sustentável nas nossas próprias operações. Um dos nossos objetivos de sustentabilidade para 2020 é que 100% da madeira que utilizamos seja proveniente de fontes certificadas. No nosso Relatório de Sustentabilidade de 2017, registámos um aumento na quantidade de madeira adquirida de fontes certificadas para 99,1%; portanto, estamos muito perto de atingir o nosso objetivo. É excelente ver a dedicação profissional das nossas equipas de aquisição a ser reconhecida pelo CDP”, comenta Carmelo Alonso Bernaola, vice-presidente sénior da Brambles, cadeia de abastecimento global.

A Brambles possui várias propriedades florestais de produção própria na África do Sul, de modo a fornecer madeira sustentável aos respetivos negócios sul-africanos. O gestor florestal da CHEP para a África do Sul foi premiado com o “Best Forester Award” de 2015, do Forest Stewardship Council (FSC), pelo estabelecimento das melhores práticas de sustentabilidade no sector florestal.

A “A List” das Florestas é lançada juntamente com a “A List” relativa à água e a “A List” relativa ao clima no website do CDP, com estudos de caso de empresas líderes. Este é o primeiro ano em que o CDP anunciou classificações de empresas nas três áreas em simultâneo, refletindo uma abordagem holística em relação à sustentabilidade corporativa. “Parabéns às empresas pioneiras que entraram para a ‘A List’ das Florestas. Encontram-se na liderança à medida que nos movemos rumo a um ponto de viragem que tornará a ação ambiental em algo convencional. A desflorestação provoca 15% das emissões de gases com efeito de estufa e 75% das empresas afirmam que a desflorestação representa um risco financeiro para os seus negócios. Claramente, esta questão é essencial para a resistência de futuros negócios”, afirma Paul Dickinson, presidente executivo do CDP.

Auto Regulação Publicitária lança campanha de publicidade

Heineken

Heineken investe 85 milhões de euros na construção da sua primeira fábrica em Moçambique