in

Bosch e AWS firmam parceria para digitalização na logística

Plataforma de serviços para frotas de logística reúne conhecimento em mobilidade, software e cloud

A Bosch e a Amazon Web Services (AWS), fornecedor de serviços na cloud, pretendem melhorar a eficiência e a sustentabilidade no sector de transporte e logística. O objetivo é oferecer às empresas de logística e transitários em todo o mundo acesso rápido e fácil a serviços digitais, através de uma plataforma desenvolvida pela AWS.

No futuro, será disponibilizado suporte para tópicos que vão desde a utilização da capacidade de frotas de veículos comerciais até à monitorização de fluxos de mercadorias e processamento de pedidos, a partir de uma única fonte.

Tendo em conta esse fim, a Bosch e a AWS iniciaram uma colaboração estratégica. A Bosch será responsável pelo desenvolvimento e operação da plataforma de logística, cujo núcleo é um mercado de serviços digitais, enquanto a AWS contribuirá com a sua ampla oferta e experiência na cloud.

 

Plataforma

A plataforma irá facilitar a interação entre uma variedade de serviços e dados, permitindo que as empresas de transporte e logística beneficiem muito mais das oportunidades de digitalização, sem necessidade de configurar os seus próprios projetos de TI, com custos e recursos dispendiosos.

O marketplace estará também aberto a todos os fornecedores de serviços de logística digital.

A indústria e os consumidores serão beneficiados pela iniciativa, devido à maior confiabilidade e transparência na entrega de mercadorias e encomendas, por exemplo.

As empresas têm planeado apresentar uma versão preliminar da plataforma logística na Hannover Messe, com o lançamento para Europa, Índia e Estados Unidos da América previsto para o final de 2022.

 

Maior eficiência através do aumento da digitalização

O sector de transporte e logística é a espinha dorsal da economia global. Nos próximos anos, este sector terá de arcar com volumes de transporte cada vez maiores para mercadorias e matérias-primas e, ao mesmo tempo, reduzir a sua pegada de carbono. Em colaboração com a AWS, queremos ajudar o sector de logística com este projeto. O nosso objetivo é tocar o futuro da indústria e impulsionar a sua digitalização”, afirma Sandeep Nelamangala, diretor executivo da Bosch Limited e patrocinador executivo de negócios de plataforma logística na Bosch.

Desenvolver funções de transporte hiperconectadas é um dos desafios técnicos mais complexos do nosso tempo. É por isso que estamos a trabalhar com um pioneiro no mercado, como é a Bosch, para superar esses desafios que são únicos”, acrescenta Kathrin Renz, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Indústrias da AWS. “O marketplace vai permitir que os clientes de logística transformem rapidamente os seus negócios numa cadeia de valor de ponta a ponta totalmente digital. Os clientes vão beneficiar das ferramentas, estruturas e módulos que oferecemos para digitalização, além de melhorar a sustentabilidade dos seus processos de transporte”.

Publicidade

Fábrica 1921 street market

Cushman & Wakefield coloca Auchan no novo projeto Fábrica 1921 em Benfica

Folar de Carne Continente - Economia Circular

Folar de Carne que combate o desperdício à venda no Continente