in

Bosch anuncia receita de vendas recorde de 4,5 mil milhões de euros em 2022 na área da termotecnologia a nível global

Negócio de bombas de calor cresce 54%

No exercício de 2022, a Bosch Termotecnologia aumentou as suas receitas de vendas em cerca de 12%, em termos nominais, e em cerca de 13%, ajustado para efeitos de taxa de câmbio, para 4,5 mil milhões de euros.

Embora a situação macroeconómica tenha sido muito desafiante, as nossas receitas de vendas atingiram novamente um nível recorde, tornando 2022 um ano positivo no geral”, explica Jan Brockmann, presidente da divisão de termotecnologia da Bosch.

Em termos de produtos, as bombas de calor energeticamente eficientes foram os principais impulsionadores do crescimento, com as vendas internacionais a crescerem 54%. Na Alemanha, a empresa aumentou as suas vendas de bombas de calor em 75%, superando claramente o mercado.

Os negócios da Bosch Termotecnologia cresceram numa percentagem significativa de dois dígitos em vários mercados, incluindo 68% na América e 28% na Ásia. Os aparelhos de ar condicionado foram os principais impulsionadores do forte crescimento das vendas nos Estados Unidos da América. Nesta região, a Bosch Termotecnologia tem um portfólio de produtos competitivo de dispositivos inversores continuamente variáveis e, portanto, muito eficientes em termos energéticos. O mercado mais importante da Ásia é a China, onde a procura por caldeiras a gás suspensas para uso residencial foi muito elevada.

Juntamente com os valores recorde, a Bosch anunciou também que a Bosch Termotecnologia passa, a partir de 1 de abril, a ser designada como Bosch Home Comfort Group. “A alteração da designação é o próximo passo lógico e consistente, após a definição há um ano do objetivo corporativo Make. Home. Comfort. Green.”,  justifica Jan Brockmann. “O novo nome destaca o nosso portfólio de produtos inovadores e o nosso compromisso em impulsionar a mega tendência global de eletrificação, expandindo fortemente o negócio das bombas de calor, híbridas e ar condicionado. Com a eletrificação abrangente de todos os fluxos de energia e a interação inteligente e eficiente entre todos os dispositivos de consumo do edifício, combinamos um estilo de vida sustentável com um alto nível de conforto”.

 

Investimento

Em 2022, os investimentos globais totais da Bosch Termotecnologia em pesquisa e desenvolvimento aumentaram 13%, em comparação com o ano anterior, para 216 milhões de euros. A força de trabalho global aumentou 1,4%, para cerca de 14.400 colaboradores. Na Alemanha, a aumento foi de cerca de 3%.

A Bosch Termotecnologia espera que a indústria de aquecimento e ar condicionado se desenvolva positivamente em 2023. O pré-requisito para isso são condições estruturais estáveis para materiais e logística. Da mesma forma, é necessário continuar a apoiar financeiramente os clientes finais na transição térmica.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Lavradores de Feitoria

Lavradores de Feitoria lança Três Bagos Colheita Tardia 2017

energias renováveis

China vai liderar o crescimento da capacidade renovável