in

Borja de la Cierva Álvarez de Sotomayor é o novo conselheiro delegado do Grupo DIA

Borja de la Cierva Álvarez de Sotomayor é o novo conselheiro delegado do Grupo DIA, em substituição de Antonio Coto, que cessou funções apenas quatro meses após as ter assumido.

O novo homem forte do grupo proprietário do Minipreço era já conselheiro do mesmo desde há dois anos. Licenciado em Administração de Empresas pela Universidade de Santiago de Compostela, possui ainda um Master em Gestão de Empresas pela Universidade de Vigo. A sua carreira profissional iniciou no sector da auditoria na Arthur Andersen, onde esteve durante nove anos. Em 1995, ingressou na direção financeira da Inditex, onde permaneceu até 2006, para integrar o El Corte Inglés como subdiretor de compras e, mais recentemente, como diretor da cadeia de abastecimento, funções que desempenhou até maio de 2016, quando integrou o Grupo DIA.

O Conselho de Administração do grupo também nomeou por cooptação Jaime García-Legaz, como conselheiro independente, para cobrir o lugar deixado vago pela renúncia de Karl-Heinz Holland, assim como Miguel Ángel Iglesias Peinado, atual secretário corporativo do grupo, como conselheiro executivo, para ocupar a vaga criada com a renúncia de Sérgio Dias.

Paralelamente, o Grupo DIA anunciou que está a ultimar um acordo de refinanciamento da sua dívida bancária até 31 de maio de 2019, o que implica, entre outros termos, o acesso a nova liquidez de aproximadamente 200 milhões de euros. A futura Assembleia Geral de Acionista deverá ainda aprovar uma ampliação de capital com direitos de subscrição preferencial de, pelo menos, 600 milhões de euros.

O grupo confirmou, também, a  intenção de venda dos negócios Clarel e Max Descuento.

Grupo Os Mosqueteiros vai doar 120 mil euros a quatro instituições de solidariedade

Smurfit Kappa compra o maior negócio integrado de embalagens da Sérvia