Book 2.0
in

Book 2.0 debate futuro dos livros em Portugal e na Europa

Dias 31 de agosto e 1 de setembro, Lisboa abre portas à primeira edição do Book 2.0, o maior evento de discussão do futuro dos livros em Portugal e na Europa, liderado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

O encontro realiza-se no Museu Nacional dos Coches – Picadeiro Real, integrado na Festa do Livro em Belém, que se realiza de 31 de agosto a 3 de setembro.

Sob o tema # The Future of Reading, a primeira edição do Book 2.0 coloca no centro do debate os principais desafios que o livro e a leitura enfrentam, apontando caminhos para os ultrapassar, através das vozes de grandes escritores e pensadores da atualidade e do mundo. O evento enquadra-se num conjunto de iniciativas dinamizadas pela APEL, responsável também pela organização da Feira do Livro de Lisboa, com o objetivo maior de promover o livro e as atividades editorial, distribuidora e livreira.

Nas palavras de Pedro Sobral, presidente da APEL, “mais do que um evento sobre livros, o Book 2.0 é um convite para explorarmos em conjunto o futuro do livro e da educação e debater as soluções para os desafios que se avizinham. O objetivo da APEL, enquanto entidade organizadora, passa por promover a leitura e impulsionar a literacia, lado a lado com a evolução e as transformações sociais consequentes, mantendo um olhar atento às novas exigências digitais, à inclusão e à sustentabilidade, fundamentais para a prosperidade do sector”.

 

 

Book 2.0

Como um livro, o Book 2.0 está organizado em capítulos, que fazem a ponte entre o presente e o futuro dos livros. O primeiro dia (31 de agosto) arranca com uma reflexão sobre o poder de transformar o nosso mundo, apontando linhas de debate sobre como podem prosperar os livros num mundo em mudança, com o protagonismo dos ecrãs, e em que os livros se querem digitais, inclusivos e sustentáveis.

O debate segue em torno do tema “O Futuro da Edição na Era Digital”, analisando o quadro da literacia à luz das novas tecnologias, sejam elas os dispositivos que substituem o livro físico, as redes sociais, ou a tão falada inteligência artificial.

A tarde segue com uma incursão sobre o caminho “Da Pegada Ecológica à Diversidade”, ou de que forma podem os livros contribuir para um mundo mais sustentável, e em que sentido o modelo de negócio da indústria dos livros e a representatividade no sector terá que ser repensado.

O segundo dia do evento (1 de setembro) debate “A Educação como um Portal para o Potencial Humano” e o papel dos livros nos novos espaços de educação, nas novas formas de ensino e de aprendizagem, numa visão mais holística e humana do mundo e dos indivíduos.

 

Autores nacionais e internacionais

O Book 2.0 # The Future of Reading abre uma discussão multidisciplinar sobre o futuro do livro, reunindo autores, editores e pensadores. Está já confirmada a presença de autores internacionais como Jeanine Cummins, autora best-seller americana mais conhecida pelo seu último livro, “Terra Americana”, que irá ser publicado em 31 países, e está já a ser adaptado para o cinema; Julia Quinn, autora americana de romances históricos #1 do New York Times com a saga “Bridgerton”; Juan Gabriel Vásquez, escritor, jornalista e tradutor colombiano cujos livros estão publicados em 30 idiomas em mais de 40 países, vencedor por duas vezes do Premio Nacional de Periodismo Simón Bolívar pelo seu trabalho jornalístico; ou Michel Desmurget, especialista científico que incide sobre os efeitos que a televisão e a exposição aos ecrãs produzem na nossa saúde e no nosso desenvolvimento cognitivo, em especial na infância e adolescência.

Além de escritores nacionais, como Dulce Maria Cardoso, Rodrigo Guedes de Carvalho, Tânia Ganho, Helena Magalhães, M.G.Ferrey ou Gonçalo M. Tavares, participam também no evento Tim Oates, especialista no sector da educação e diretor em Cambridge Assessment; Bart Robers, diretor de Audiobooks na Rakuten Kobo; o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e o ministro da Educação, João Costa. Mais nomes serão anunciados até ao dia do evento.

A edição de 2023 conta com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa, o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação, da International Publishing Association e da Federation of European Publisher, tendo como media partners The Bookseller e Publishing Perspectives. Mais parceiros serão anunciados brevemente.

 

Siga-nos no:

Google News logo

segunda mão

Consumidores portugueses compram mais em segunda mão do que nos últimos 5 anos

Garcias

Garcias comemora 1 ano da Boutique Comporta