Book 2.0
in

Book 2.0 debate futuro dos livros e literacia esta semana

É já esta quinta e sexta-feira que o Book 2.0 leva a debate o futuro dos livros em Portugal e na Europa, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), onde serão reveladas, em primeira mão, as conclusões de um estudo inédito sobre literacia.

Além de dar voz a grandes escritores e pensadores da atualidade, o Book 2.0 irá apresentar, pela mão de Pedro Sobral, Presidente da APEL, as conclusões de um estudo sobre os índices de leitura em Portugal desde 2004, incluindo a análise dos padrões pré e pós-confinamento, bem como os hábitos de consumo de livros. O estudo, promovido pela APEL e conduzido pela GFK, visa impulsionar políticas públicas e fortalecer o ecossistema do setor dos livros, editoras e educação no país.

Com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do Ministro da Educação, João Costa, durante estes dois dias o Book 2.0 será palco de diversos debates, entrevistas e conversas sobre a Era Digital, Sustentabilidade, Diversidade e Educação. Contando com nomes tão relevantes como a autora best-seller americana Jeanine Cummins ou o escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez; autoras como Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo ou Filipa Melo; escritores como João Tordo, Afonso Cruz ou Rodrigo Guedes de Carvalho; mas também rostos de uma nova geração, como a escritora e ativista literária Helena Magalhães, a booktoker Maria João Faria, a jovem poetisa Alice Neto de Sousa ou o músico Tristany.

Paulo Portas, Tim Vieira, Fred Canto e Castro, Daniel Sampaio, Nuno Lobo Antunes, Carlos Neto, são alguns dos nomes que participam desta discussão multidisciplinar, em conversas cruzadas com editores, livreiros e especialistas em livros e literacia, como Karine Pansa (Presidente da International Publishers Association), Tim Oates, especialista em Educação, de Cambridge, Regina Duarte, Diretora do Plano Nacional de Leitura, ou Adriaan van der Weel, professor emérito de ciência do livro na Universidade de Leiden, entre muitos outros.

Os momentos de debate serão intercalados com as performances do coletivo Commedia A La Carte, do poeta e diseur Pedro Freitas (Poeta na Cidade), ou da Orquestra Sinfónica Juvenil.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Aldi Alemanha

Aldi inicia projeto-piloto de entrega ao domicílio na Alemanha

Persil Brigada do Mar

Persil e Brigada do Mar limpam praias portuguesas durante o verão