in

BMW acelera rumo à realidade virtual

Alguns meses antes da produção do novo BMW Série 3 ser lançada em Munique, os especialistas do BMW Group instalaram unidades de produção individuais num mundo virtual. Isto incluiu, por exemplo, a pré-montagem do cockpit, ou seja, quando o cockpit é montado antes de ser instalado no veículo.

Pela primeira vez, especialistas de construção, sistemas, logística e montagem, juntamente com funcionários de produção, foram capazes de avaliar toda a nova área de produção em realidade virtual e testar novos procedimentos em 3D. ““A tecnologia de realidade virtual permitiu-nos estabelecer unidades de produção para a pré-montagem dos cockpits de forma rápida e eficaz. Instalações de teste demoradas, que replicam a unidade de produção nas suas dimensões reais, deixaram de ser necessárias. E o facto de todos os especialistas envolvidos – desde peritos em logística, responsáveis de planeamento de sistemas e funcionários de produção – terem conseguido facilmente trocar ideias nas fases mais iniciais, foi uma mais-valia para toda a equipa. Fomos mais transparentes, mais flexíveis e rápidos”, esclarece Matthias Schindler, responsável pelo Planeamento Virtual e Implementação na Produção do BMW Group.

A produção do cockpit existente continuou durante a fase de preparação sem quaisquer constrangimentos, uma vez que o planeamento só ocupou lugar no mundo virtual. Termos tido a capacidade de trabalhar com os mesmos especialistas de dados e software, também poupou muito tempo às equipas de produção e aos departamentos especializados. Por ser tão fácil de usar, os peritos foram capazes de avaliar, por exemplo, de quanto espaço o novo sistema precisava e de incorporar, desde o início, e de forma rápida e fácil, o know-how dos funcionários de produção no planeamento.

No seguimento de uma breve introdução, e sem necessitar de um conhecimento especializado, a equipa de representantes das diferentes áreas especializadas foi capaz de lançar o projeto imediatamente. O software envolve cálculos complexos para a renderização em tempo real de todos os objetos, em óculos e simulações de realidade virtual.

A base para este tipo de planeamento são os dados de fábrica 3D digitalizados. Durante vários anos, o BMW Group capturou as estruturas reais das suas plantas em formatos digitais, com uma precisão milimétrica, usando scanners 3D especiais e câmaras de alta resolução. Isto criou uma imagem tridimensional da produção na forma de um cloud diagram. Deixou de ser necessária a demorada reconstrução digital de estruturas reais e a gravação manual no local.

Seja para planear futuras unidades de produção ou salas inteiras de montagem, os departamentos do BMW Group podem agora combinar informação existente com uma biblioteca virtual de prateleiras, embalagens unitárias, pequenos transportadores de carga e outros recursos operacionais largamente utilizados.

Microsoft lança versão do Surface Go com LTE Advanced

Gasto global em tecnologia pelo sector do retalho crescerá 3,6% em 2019