Escolher produtos sustentáveis já não é uma tendência, mas uma realidade

Laura Rodriguez, diretora do Programa MSC Portugal e Espanha
Laura Rodriguez, diretora do Programa MSC Portugal e Espanha

Hoje em dia, assistimos a um despertar global em prol do ambiente. Sem sombra de dúvidas, este é um sinal muito positivo e o nosso planeta precisa desta mudança, mas esta demanda vai exigir uma transformação e adaptação rápidas para responder às novas exigências dos consumidores.

De acordo com um estudo internacional da consultora americana Bain & Company, divulgado em novembro de 2023, cerca de 64% das pessoas referiu níveis elevados de preocupação com a sustentabilidade, sendo que, destes, a maioria afirmou que as suas preocupações se intensificaram nos últimos dois anos, motivadas inicialmente pelas condições climatéricas extremas. Ainda segundo este estudo, 50% dos consumidores afirmou que a sustentabilidade é um dos quatro principais critérios de compra e fica demonstrado que os consumidores estão dispostos a pagar mais – em média 12% – pelos produtos sustentáveis, embora os preços continuem a ser demasiado elevados.

Por sua vez, no extremo oposto, o mesmo estudo indica que 60% das empresas não está no bom caminho para atingir os seus atuais objetivos de sustentabilidade.

 

Portugal

Olhando para Portugal, o Consumer Report, desenvolvido pelo Globescan, em maio de 2022, para o MSC, demostra que os portugueses acompanham as tendências mundiais. A sustentabilidade dos produtos é um dos fatores mais importantes na hora da compra, por estarem preocupados com a saúde do planeta, em particular com a saúde dos oceanos.

O Marine Stewardship Council (MSC) é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha ao lado de governos, comunidade científica, sector da pesca e retalhistas, tendo criado o selo ecológico que identifica os produtos do mar provenientes da pesca sustentável mais utilizado em todo o mundo.

Mas, mais importante, o MSC nasce com o propósito de contribuir para a manutenção de oceanos cheios de vida, salvaguardando o abastecimento de produtos do mar, tanto para as gerações atuais como para as futuras. Tudo isto assume particular importância se tivermos em conta as previsões da Nações Unidas, dando conta que o mundo estará perto dos 10 mil milhões de habitantes em 2050 e que o mais atual relatório da FAO assinala que os alimentos provenientes do meio aquático (mar e água doce) estão a contribuir, cada vez mais, para garantir a segurança alimentar.

Mais do que nunca, é preciso garantir a implementação da pesca sustentável, pela saúde dos ecossistemas marinhos. Assim, o programa de certificação do MSC, desenvolvido com base em evidência científica, estabelece critérios de avaliação em três pilares fundamentais, nomeadamente, a manutenção de stocks marinhos saudáveis, a minimização do impacto ambiental para o ecossistema marinho e a sua gestão eficaz.

 

Certificação MSC

Portugal conta com 68 empresas do sector alimentar com a certificação MSC, o que possibilita às mesmas a comercialização de produtos da pesca com o Selo Azul, certificados de acordo com o Padrão de Pesca Sustentável do MSC. Em Portugal, os consumidores têm à sua disposição cerca de 420 produtos certificados com o Selo Azul do MSC, o que representa, atualmente, 3% do pescado consumido em Portugal. Os consumidores, graças ao crescente compromisso do sector nacional, podem hoje encontrar uma ampla gama de produtos da pesca certificados, nos diversos formatos, desde o famoso bacalhau, pescada, atum, salmão, redfish, paloco do pacífico, entre outros.

Na Europa, os portugueses ocupam um lugar de topo no que se refere ao consumo de peixe per capita e os dados dizem-nos que, cada vez mais, estão a moldar as suas escolhas, em função da garantia da pesca e manuseamento sustentável. Esta tendência é por si positiva, mas também deve ser encarada, pelo sector da pesca, como um desafio, já que vai ser preciso adaptar a oferta às novas necessidades e exigências dos consumidores.

Estamos certos de que as escolhas individuais são capazes de acelerar as mudança em prol de oceanos cheios de vida para as gerações futuras e no MSC estamos prontos para apoiar esta transformação.

Laura Rodriguez, diretora do Programa MSC Portugal e Espanha
Laura Rodríguez
Diretora do Programa MSC Portugal e Espanha

Mário Faria, Head of Operations Contract Logistics da DB Schenker em Portugal e Espanha

Construindo um futuro sustentável: o papel crucial da economia circular

Eduardo Esparza VP Manager da Webloyalty Ibéria e Brasil

Retail Media: a pedra angular da fidelização e retenção de clientes