Oiça este artigo aqui:
Novembro e dezembro continuam a ser meses de grande dinamismo no consumo, impulsionados por eventos como a Black Friday e a Cyber Monday. Segundo um novo estudo da Escolha do Consumidor, metade dos portugueses (50%) planeia aproveitar as campanhas promocionais para comprar sobretudo para uso próprio, enquanto 35% pretende aproveitar os descontos para oferecer presentes de Natal.
Os dados revelam que a satisfação pessoal e a atualização tecnológica dominam as intenções de compra: 20% dos inquiridos vai apostar em produtos tecnológicos e 19% em moda e acessórios. Seguem-se artigos para casa (16%), eletrodomésticos e produtos de beleza/cosmética (12% cada). Os brinquedos e jogos representam 7% das intenções, enquanto 14% dos consumidores não planeia fazer compras nestes dias de grandes promoções.
Natal já está na mente dos consumidores
Mais de um terço (35%) dos portugueses indica que aproveitará as campanhas para comprar alguns presentes de Natal e 22% diz que a maioria das suas compras será dedicada a ofertas natalícias. Já 23% compra apenas para uso pessoal e 20% ainda não decidiu se fará compras relacionadas com o Natal.
A maioria dos consumidores mantém uma postura contida nas intenções de gasto. 26% prevê gastar entre 100 e 250 euros, 19% entre 50 e 100 euros e 16% entre 250 e 500 euros. Apenas 5% admite ultrapassar os 500 euros em compras, enquanto 13% ficará abaixo dos 50 euros. Um quinto dos inquiridos (21%) ainda não definiu o seu orçamento, demonstrando alguma prudência e incerteza.
Lojas físicas continuam a ter peso
Apesar da força crescente do e-commerce, 35% dos participantes afirma que fará a maioria das compras em loja física, valorizando o contacto direto com os produtos. Por outro lado, 26% optará por plataformas digitais pela conveniência do processo e 24% combinará ambos os canais.
Nos métodos de pagamento, o cartão de débito é o mais usado (39%), seguido do MB Way (27%), que confirma o seu peso crescente no comércio digital. O cartão de crédito (18%) mantém relevância, enquanto 11% ainda paga em dinheiro e 4% através de transferência bancária.
Embora 41% dos consumidores ainda acredite que há boas oportunidades na Black Friday e Cyber Monday, a maioria reconhece que estas estão cada vez mais raras. Já 35% tem uma visão mais positiva, considerando que há descontos reais e vantajosos, e 11% considera as promoções ilusórias. 13% dos inquiridos não tem opinião formada sobre o tema.



