in ,

Biedronka detalha estratégia de marca própria

O portal polaco wiadomoscihandlowe.pl publicou uma extensa entrevista com Justyna Szymany, diretora de desenvolvimento e controlo de qualidade de marca própria para a Jerónimo Martins Polónia. A discussão abrange inúmeras questões relacionadas com “shopper insights” e como a Biedronka vê as tendências predominantes na evolução do mercado.

A gestora identifica a conveniência e a alimentação saudável como sendo as duas tendências dominantes que influenciam o desenvolvimento da marca própria da Biedronka. A nutrição está a tornar-se cada vez mais o foco dos compradores polacos, que buscam cada vez mais produtos de alto nível, como evidenciado pelo Carrefour, que desenvolve conceitos gourmet nos bairros mais ricos de Varsóvia, e até mesmo pela Netto, dando mais espaço para artigos “good-for-you” como parte da última renovação de lojas.

A diretora destacou a nova fábrica de sopas da empresa, como indicativa dos passos que a Biedronka está a tomar, que não só apresenta ingredientes 100% polacos, mas também oferece conservantes reduzidos e nenhum potenciador de sabor. Para refeições prontas à base de carne, Justyna Szymany acrescentou que a confeção lenta está a ser mais usada no processo de preparação.

O peixe é outra categoria que a Biedronka vê com potencial de crescimento. Justyna Szymany é da opinião que o consumo nesta categoria permanece baixo e vê potencial para que tome uma parte maior se os clientes puderem ser persuadidos a colocá-lo mais na sua dieta. Os polacos permanecem devotados a comer peixe principalmente nas sextas-feiras, de acordo com a tradição, mas a responsável acredita que isso pode ser alterado com mensagens eficazes em torno dos benefícios de comer mais peixe.

A educação de compradores é outro tema importante, com Justyna Szymany interessada em sinalizar a introdução do sistema de aconselhamento Kcalculation em embalagens, destinado a alertar os compradores para o conteúdo calórico de itens inteiros em vez de porções únicas, algo particularmente relevante para refeições prontas.

No entanto, este não é um processo unidirecional. A diretora de desenvolvimento e controlo de qualidade de marca própria para a Jerónimo Martins Polónia observou que os consumidores com necessidades dietéticas relataram problemas em torno de encontrar, por exemplo, produtos de massa sem glúten. Estes muitas vezes tinham de ser comprados online a um custo extra, o que significa que a empresa está a desfrutar de uma forte resposta aos itens alimentares de nicho recentemente introduzidos.

Metro

Grupo Metro adquire Pro à Pro

Comissão Europeia investiga práticas anti-concorrenciais no comércio eletrónico