in

Biedronka cresce com compra de lojas a concorrente

A Jerónimo Martins comprou cinco lojas a um dos seus concorrentes na Polónia, a Piotr iPawel.

De acordo com o Business Insider Polska, esta é uma aquisição que está alinhada com a estratégia definida pelo grupo português para a Biedronka, aquela que é já a sua principal fonte de receitas.

As cinco unidades, localizadas em quatro cidades polacas, irão começar já a operar sob a insígnia Biedronka a partir desta sexta-feira, dia 28 de setembro. O valor do negócio não foi divulgado. 

Desde o outono de 2017 que a Piort i Pawel estava à procura de um investidor estratégico e, desde logo, a Biedronka foi indicada como a candidata mais séria para assumir aqueles ativos. Com mais de 2.800 lojas na Polónia, a insígnia do Grupo Jerónimo Martins passa a contar com mais duas em Wroclaw, uma em Poznan, uma em Tychy e uma em Kalisz. Os funcionários destas lojas passarão também a integrar as equipas da Biedronka a tempo inteiro. Atualmente, a insígnia dá emprego a mais de 65 mil pessoas. 

Com a conversão de insígnia, o layout das lojas será também alterado, nomeadamente ao nível da largura dos corredores e mobiliário e equipamento de refrigeração. Nestes espaços, a Biedronla irá destacar balcões separados para charcutaria e refeições prontas, indica o Business Insider.

A publicação refere que a decisão de assumir estes ativos resulta das negociações que a Jerónimo Martins Polska manteve com a administração da Piotr i Pawel, rede que vive, desde há muito tempo, uma situação difícil. A empresa familiar foi criada por Eleonora Wos e os seus filhos assinou, em fevereiro passado, um contrato com a TFI Capital Partners para assumir todas as suas ações para posterior revenda. A família indica que o negócio se enquadra no plano de reestruturação implementado pela sociedade gestora. 

O Business Insider avança ainda que a Bidronka poderá não se ficar por estes cinco pontos de venda. Outro potencial interessado noutras lojas da Piotr i Pawel é o Carrefour. 

Publicidade

Empresa de moda infantil Orchestra entra na corrida para aquisição da Toys ‘R’ Us França

Shopper espanhol visita mais vezes o supermercado que o português