Bel Portugal sustentabilidade descarbonização
in

Bel Portugal investe 15 milhões de euros em sustentabilidade e descarbonização

“Eficiência Energética: 3 em 1” visa uma tripla redução

A Bel Portugal anuncia o lançamento do projeto “Eficiência Energética: 3 em 1” na fábrica do Queijo Limiano, em Vale de Cambra, através da instalação de um sistema de osmose inversa que reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a descarbonização.

Inserido no âmbito dos 20 anos da Bel Portugal e no mote “Pioneiros de um Novo Amanhã”, este projeto representa um investimento de 1,5 milhões de euros e é o primeiro no Grupo Bel servindo como referência para outras operações a nível global.

Tiago Serrano, diretor industrial da Bel Portugal, refere que, “o projeto ‘Eficiência Energética: 3 em 1’ está integrado na estratégia de descarbonização do Grupo Bel e é mais um passo importante na estratégia do grupo para a sustentabilidade das suas operações, em particular para o plano de neutralidade carbónica da totalidade da sua cadeia de valor, com que a Bel está comprometida até de 2050, em linha com o Acordo de Paris. Ao liderar este projeto pioneiro no grupo, estamos a investir no futuro e a definir novos padrões de eficiência que esperamos replicar noutras fábricas da Bel pelo mundo. Esta iniciativa permitirá não só reduzir significativamente o nosso impacto ambiental, como também melhorar a eficiência operacional, mantendo-nos na vanguarda da indústria alimentar”.

 

Tripla redução

O projeto “Eficiência Energética: 3 em 1” visa uma tripla redução: no consumo de gás, no consumo de água e nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Apesar do aumento do consumo de energia elétrica, que já é 100% verde desde 2020, este projeto permitirá à Bel Portugal alcançar uma redução significativa nas emissões de CO2 e uma maior eficiência hídrica, através da reutilização de água para a limpeza das linhas de produção (CIP), a torre de arrefecimento e o processo de osmose inversa.

Com a implementação deste sistema, a Bel Portugal espera alcançar uma diminuição de 29% no consumo total de gás, equivalente a 8.036 megawatts-hora por ano. Espera-se também uma redução entre 10% e 15% no consumo de água, com uma recuperação aproximada de 20 mil metros cúbicos de água por ano. Já no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa, o projeto permitirá uma diminuição de 29% nas emissões de GEE, o que representa uma redução aproximada de 1.900 toneladas de CO2 por ano.

Este projeto é um passo importante na estratégia de descarbonização da Bel Portugal, que está alinhada com os objetivos do Acordo de Paris e visa alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Missão Continente solidariedade

Missão Continente doou cerca de 15 milhões de euros no primeiro semestre

Mercadona Lisboa

Mercadona inicia obra para a abertura do primeiro supermercado em Lisboa