A Batata de Quinta Gama, apresentada pela Associação Princesa Amandine Ibérica na última edição da Fruit Attraction, feira de frutas e vegetais que aconteceu em Espanha, chega agora ao retalho português. A Batata de Quinta Gama, com um calibre de 30 a 35 milímetros, pré-cozida a vapor do próprio alimento, pronta para ser aquecida em dois ou três minutos, já está disponível nos supermercados Pingo Doce a nível nacional.
Jean Michel Beranger, diretor geral da Associação Princesa Amandine Ibérica, declara que “estamos em conversações com os restantes retalhistas e distribuidores alimentares ibéricos para que também se juntem a este projeto“.
A Batata de Quinta Gama da Princesa Amandine, que recentemente recebeu o prémio Sabor do Ano 2023, é comercializada, para Portugal, pela Campotec, criando a batata da variedade Amandine num formato de 450 gramas, apresentada com casca, temperada com azeite, ervas provençais e sal, numa embalagem de cartão. O produto tem o custo de 2,49 euros.
Esta variedade de batata Princesa Amandine está a ser lançada na panorâmica ibérica, podendo ser adquirida na secção de frescos dos supermercados mencionados anteriormente. Atualmente, existem dois formatos diferentes de Princesa Amandine: o saco clássico de 1,5 quilogramas com batatas de calibre 46 a 55 milímetros e a nova oferta de batatas com ervas provençais.
Jean Michel Beranger afirma que “o objetivo da Princesa Amandine é disponibilizar os três formatos diferentes de Princesa Amandine em todos os centros de distribuição com os quais trabalhamos, de forma a satisfazer todos os consumidores e aumentar o consumo de batatas: o saco de 1,5 quilogramas para preparações mais elaboradas e demoradas, o pacote de batatas para micro-ondas de 400 gramas para uma preparação rápida e a nova batata de quinta gama para um público que procura um produto já preparado“. Acrescenta que “esta nova batata é ideal como acompanhamento de carne ou peixe, tanto para aquecer em dois minutos no micro-ondas como para cozinhar no forno, e pode ser conservada no frio por até dois meses antes do consumo“.