in ,

Autoridades brasileiras multam a Unilever em 3 mil milhões de euros

Foto Shutterstock

A Unilever está a enfrentar multas no valor de cerca de três mil milhões de euros, no Brasil, por uma alegada evasão fiscal.

A maior das coimas, acima de dois mil milhões de euros, refere-se à reestruturação da filial brasileira, avança o jornal holandês NRC. Entre 1999 e 2004, a Unilever vendeu mais de um milhar de pequenas marcas, a nível mundial. Contudo, no Brasil, fez uma série de aquisições. De acordo com a autoridade tributária brasileira, esta operação não teve qualquer propósito de negócio, servindo apenas para fugir aos impostos.

Inicialmente, os tribunais decidiram a favor da Unilever, mas em 2013 foi interposto um novo propósito. A multa inicial no valor de meio milhão de euros subiu, agora, para mais de dois mil milhões e não deverá ser conhecido um desfecho no futuro próximo.

 

Outros processos

Para além do processo referente à reestruturação da Unilever Brasil, a empresa é alvo de outras ações menores, das quais poderão resultar coimas no valor de cerca de 800 milhões de euros. No início de 2020, a multinacional perdeu o recurso de uma multa no valor de 137 milhões de euros, com o tribunal a considerar que a aquisição da Unilever Brasil Alimentos pela filial brasileira teve apenas por fim a fuga aos impostos.

Publicidade

Selfridges

Selfridges à venda por mais de 4 mil milhões de euros

Carrefour

Carrefour revê operações internacionais