Oiça este artigo aqui:
Retalhista comunica que, no ano passado, conseguiu reduzir o desperdício alimentar em 19% e valorizar 92% dos seus resíduos. Resultados que, segundo a Auchan, sublinham a sua visão de “Alimentar uma vida melhor e preservar o planeta“.
A par disso a Auchan refere que o seu investimento anual e o número de associações apoiadas têm crescido consistentemente: em 2025, até 31 de agosto. Os números indicam que a empresa doou alimentos no equivalente a 2,9 milhões de euros a 162 instituições a serem apoiadas. Só no ano passado a Auchan alcançou 4,3 milhões de euros, estendendo o apoio a 169 instituições, o que representa um crescimento de 3,3 milhões de euros e o apoio a mais 46 instituições desde 2022.
“Na Auchan, assumimos esta responsabilidade de combater o desperdício com seriedade, investindo em soluções que não só minimizam o desperdício na origem, mas garantem também que mais alimentos chegam a quem precisa. Com o nosso projeto “Militantes do Desperdício Zero”, implementamos uma gestão operacional rigorosa e dinamizamos projetos de sensibilização para as nossas equipas e clientes. É um caminho contínuo, e estamos empenhados em construir um futuro mais sustentável e equitativo para todos. Para isso, procuramos parceiros que nos ajudem a consolidar a nossa mensagem, como a Too Good to Go e apoiamos projetos que promovam a economia circular, ao mesmo tempo que trabalhamos a consciência interna para este tema“, afirma Rita Cruz, Diretora de Sustentabilidade da Auchan Retail Portugal.
Economia circular
O retalhista aponta ainda o seu papel ativo na promoção da economia circular dos produtos em fim de vida. Entre os exemplos referidos está a produção de cerveja a partir de pão ou kombucha de casca de laranja.
Em 2024, por exemplo, a Auchan salvou 488 toneladas de alimentos através de iniciativas de economia circular. A parceria com a Too Good To Go (TGTG) tem sido fundamental para resgatar alimentos; desde 2022, a Auchan já salvou 367 900 refeições através desta plataforma, com 109 toneladas de alimentos salvas em 2024 apenas com a TGTG.
Siga-nos no: