in

Auchan quer ter centenas de lojas de conveniência totalmente automatizadas

A Auchan Retail China lançou, em parceria com a Hisense, um conceito de ultra proximidade alimentar chamado Auchan Minute.

Após uma fase de testes levada a cabo durante o último verão, a Auchan implementa a segunda etapa do desenvolvimento deste conceito totalmente “phygital”, ou seja, que funde o físico com o digital.

No bairro de Yangpu, em Xangai, o retalhista abriu um ponto de venda totalmente automático, que permite oferecer uma solução de compra conectável, controlada através do smartphone. Através desta parceria com a Hisense, o retalhista francês ambiciona abrir centenas destas pequenas lojas de conveniência naquele mercado até ao final do ano.

A loja está aberta 24 horas por dia, os sete dias da semana. Com 18 metros quadrados, em contentores de seis por três metros, a Auchan Minute propõe 500 referências, desde produtos frescos e de consumo imediato, compras de impulso, snacks e bebidas. A Hisense assegura o design, desenvolvimento e fabrico dos espaços, assim como a sua manutenção.

O smartphone é a chave para entrar nestas lojas cujo funcionamento é, segundo a Auchan, muito simples e intuitivo. Para aceder à loja, o cliente usa a aplicação WeChat. À entrada, faz o scan a um código QR que lhe abre as portas da loja e o identifica. Uma vez no interior, escolhe os artigos que deseja adquirir e faz o scan dos seus respetivos códigos. Os produtos são imediatamente colocados no seu cesto de compras virtual. Feito o pagamento, via Wechat Pay ou AliPay, o cliente pode sair com as suas compras após ter validado, através do smartphone, que o cesto de compras está conforme o que pagou. Caso necessite de ajuda, pode solicitá-la à distância e dialogar com um assistente através do sistema de vídeo integrado. “Com esta estreia mundial, trazemos aos consumidores chineses, hiper conectados, uma resposta em função do seu comportamento de compra. A nossa ambição é grande: prevemos implantar no país centenas de Auchan Minute até ao final do ano”, afirma Ludovic Holinier, presidente executivo da Auchan Retail França.

Publicidade

Amazon lança marca própria de móveis para concorrer com a IKEA

Consumidores europeus diversificam cada vez mais os locais de compras