Oiça este artigo aqui:
O Intermarché e a Auchan Retail iniciaram negociações para transferir os 294 supermercados da Auchan em França continental (excluindo a Córsega) para a gestão do Intermarché e Netto. Estas lojas geram cerca de 3,3 mil milhões de euros de faturação e empregam 11 400 trabalhadores.
A operação entre os dois retalhistas, que já partilham a central de compras Aura desde setembro de 2024, deverá ser concluída até ao final de 2026.
Para viabilizar a transferência, a Auchan Retail prevê criar uma nova entidade jurídica autónoma, que passará a gerir os supermercados em regime de franchising, mantendo-se ligada ao grupo, mas sob marca e gestão operacional do Intermarché.
Segundo o comunicado do Grupo Mosqueteiros, “esta evolução, inédita no mercado francês, permitirá que um número crescente de consumidores tenha acesso ao modelo Intermarché, reconhecido pelos preços competitivos, pela qualidade dos produtos frescos, pela relação de proximidade com os produtores locais e pelo conceito distintivo de ‘Produtores e Comerciantes’“.
A iniciativa representa um passo adicional na estratégia ambiciosa do Grupo Mosqueteiros, que pretende alcançar 20% de quota de mercado em França até 2028. Após a integração dos supermercados Casino e o início de negociações com o grupo Colruyt, este novo projeto confirma a intenção do grupo de reforçar a sua presença no território francês.
A operação está sujeita à aprovação das autoridades da concorrência e à consulta das instâncias representativas dos trabalhadores.
Segundo Thierry Cotillard, presidente do Groupement Les Mousquetaires, “há dois anos que fazemos tudo para unir forças e oferecer, em toda a França, o melhor do Intermarché e do Netto, tanto em preço como em qualidade. Quero saudar o empenho excecional das equipas que tornam possível esta nova fase do nosso crescimento. Continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance nos próximos meses para defender os interesses do nosso Grupo e de todos os nossos aderentes, seja na alimentação, no equipamento da casa ou na mobilidade”.




