in ,

Auchan, Boulanger e Leroy Merlin criam ecossistema digital para os lares conectados

A Auchan Retail, a Boulanger e a Leroy Merlin, empresas de retalho do universo Mulliez, irão colaborar para impulsionar a aplicação universal Enki, que permite unificar a gestão de dispositivos móveis e equipamentos conectados, de forma a que cada um deles possa prescindir da sua própria aplicação.

A Enki foi lançada pela Leroy Merlin em 2017. Agora, com o acordo de parceria entre as três empresas, será possível criar “o maior ecossistema interoperável de objetos conectados ao serviço do lar conectado”, explicam.

Atualmente, esta aplicação inclui 20 marcas e 137 dispositivos. O objetivo é, no final deste ano, chegar às 35 marcas e 200 produtos. Entre eles, já estão disponíveis as soluções de domótica Somfy, interruptores Legrand, termóstatos Netatmo ou as lâmpadas inteligentes Hue da Philips.

O papel das três empresas de retalho será a comercialização desta solução nos 927 pontos de venda que possuem em França, mas não está descartada a sua expansão a outros mercados. Além disso, serão criadas outras sinergias, de modo a que cada uma das três cadeias adote a Enki como o seu ecossistema de objetos conectados de referência e o enriqueça com novos serviços e características, assim como com produtos das suas marcas próprias para “explorar novas formas de consumo”. Por exemplo, está previsto que, já neste verão, se integre um assistente de voz do género Alexa da Amazon, que permita a aquisição de produtos para o lar.

Publicidade

OMC prevê que comércio mundial cresça fortemente até 2019

Decisão de compra de produtos novos acontece na loja