No Dia Internacional do Obrigado, a Auchan celebra o impacto positivo das suas ações de responsabilidade social em 2024, que totalizou um apoio superior a um milhão de euros. Este valor reflete o compromisso da marca com as comunidades locais, materializado em várias frentes, desde o apoio a organizações sociais a ajuda direta a associações locais e corporações de bombeiros.
“O Dia Internacional do Obrigado é uma oportunidade para expressarmos a nossa gratidão a todos os que tornaram possível este impacto na sociedade“, afirma Rita Cruz, diretora de Responsabilidade Social e Ambiental da Auchan Retail Portugal. “O compromisso com a responsabilidade social é um pilar fundamental da nossa atuação e continuaremos a trabalhar para construir um futuro mais sustentável e solidário, tal como em 2024, com o objetivo de alimentar uma vida melhor de todos“.
Campanhas de solidariedade
Ao longo do ano, a Auchan dinamizou campanhas de solidariedade em parceria com sete organizações nacionais – Animalife, Banco Alimentar, Operação Nariz Vermelho, Cruz Vermelha Portuguesa, AMI, Mama Help e Make-a-Wish Portugal -, que angariaram um total de 651.122 euros, o que revela a generosidade dos clientes e o empenho da empresa em causas importantes.
A Fundação Auchan, focada em promover o acesso a uma alimentação saudável, distinguiu 10 projetos sociais, com um apoio total de 262.983 euros. Organizações como a Comunidade Vida e Paz, Centro Social Soutelo, Associação EKOA, 55+, CEPAC, Centro Social Paroquial de Cristo Rei, AMI, ANP|WWF, Associação Fermentar e Associação Integrar beneficiaram deste investimento, que visa fortalecer o tecido social e promover o bem-estar das comunidades.
Além das parcerias estratégicas, as lojas Auchan contribuíram com mais de 90 mil euros em donativos diretos a cerca de 200 associações locais, respondendo a necessidades específicas e diversificadas em todo o país.
A inovação social também marcou 2024, com o lançamento de dois novos produtos solidários. Em parceria com a re.store, a Auchan passou a comercializar camas para animais produzidas com desperdícios têxteis por reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, uma ação que promoveu a reinserção social e a sustentabilidade. Foi criado um vinho solidário, criado em colaboração com a Fundação LIGA e a Casa Ermelinda de Freitas que angaria fundos para apoiar o trabalho da Fundação na área da deficiência.
No combate aos incêndios florestais, a Auchan demonstrou o seu apoio a 13 corporações de bombeiros, disponibilizando bens essenciais como água e alimentos, num valor total de 4.750 euros e vales de combustível Auchan Energy no valor de 6.500 euros, entre junho e setembro, período crítico de incêndios.