AssetFloow
in

AssetFloow capta 1,5 milhões de euros em ronda de investimento

A AssetFloow, empresa que desenvolveu a primeira tecnologia de inteligência artificial capaz de descrever o comportamentos dos consumidores dentro de uma loja, sem necessidade de câmaras ou sensores, conseguiu 1,5 milhões de euros em ronda de investimento. Com este investimento da GED Ventures, a AssetFloow tem como objetivo triplicar a equipa de I&D em Portugal, acelerar a expansão na Europa e na America Latina e consolidar a sua posição de liderança no mercado de análise comportamental.

Fundada em 2021 por Katya Ivanova e Ricardo Santos, a Asset Flow apresenta a primeira solução de software que combina inteligência artificial com análise comportamental, diretamente a partir dos dados anónimos das vendas dos retalhistas. Através desta solução, a plataforma gera os percursos usados pelos consumidores em loja e as suas interações com os produtos, permitindo uma compreensão de padrões de compra e comportamentos.

A AssetFloow disponibiliza uma ferramenta para criar um Digital Twin da loja atual ou simulada, fornecendo informações como mapas de calor, percursos mais usados por diferentes segmentos de consumidores, sugestões de onde colocar os produtos/categorias para aumentar as vendas, estratégias de campanhas promocionais, anomalias de vendas, produtos novos a adicionar à loja, entre outros aspetos. A solução de inteligência artificial comportamental da AssetFloow está a permitir aos retalhistas e às empresas de bens de grande consumo entender os diferentes segmentos de consumidores para tomar decisões estratégicas que melhoram a experiência do cliente em loja.

A AssetFloow começou por ganhar um hackathon de inteligência artificial em 2021, na Finlândia, e foi reconhecida em 2022 como a Startup Mais Promissora em Portugal pela Entrepreneurship Awards. Este ano, recebeu ainda a certificação de idoneidade pela Agência Nacional de Inovação, pelo seu trabalho de Investigação e Desenvolvimento em Portugal.

Hoje, a AssetFloow atua na Europa (Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália) e no Brasil.

 

Padrões de compra

Com os padrões de compra a mudarem constantemente e os eventos globais recentes que afetam significativamente a indústria do retalho, os retalhistas estão a aumentar os seus esforços para atrair consumidores para as suas lojas. Isso se deve à rentabilidade das vendas em loja física e ao facto de que os consumidores tendem a desenvolver relacionamentos mais fortes com as marcas por meio de experiências pessoais.

De acordo com Katya Ivanova, cofundadora e CEO da AssetFloow, “AssetFloow está a revolucionar a forma como os retalhistas analisam o que se passa dentro das lojas físicas. Nunca existiu uma solução no mercado capaz de ajudar os retalhistas a perceber o comportamento dos consumidores por loja, ou ‘cluster’ de lojas, em tempo-real e em grande escala, sem comprometer a privacidade. Um dos nossos clientes na Europa, por exemplo, precisava de contratar uma equipa para seguir manualmente os consumidores na suas lojas, gerando mapas de calor manuais com base no percurso das pessoas, o que custava dezenas de milhares de euros por semana. Com a AssetFloow, esse mesmo cliente conseguiu obter resultados iguais em segundos. No Brasil, a plataforma foi capaz de detetar mudanças comportamentais com três meses de antecedência em relação à equipa do retalhista, o que contribuiu para aumentar as vendas em um cenário de forte impacto da inflação“.

segunda mão

Kiabi estende o seu projeto de segunda mão ao interior do país

vendas

Programas de loyalty aumentam em 15% o ticket médio das vendas