Assembleia Coviran
in

Assembleia Geral da Coviran aprova as contas anuais de 2019 e fortalece apoio ao conselho de administração

Em 2019, as vendas brutas sob a insígnia foram de 1.463 milhões de euros, mais 6,7%

A Assembleia Geral de Sócios da Coviran, realizada em Granada, aprovou as contas anuais do exercício de 2019, apoiando a gestão do conselho de administração e da presidente – conselheira delegada do grupo, Patro Contreras.

Apesar da crise sanitária, e graças à tecnologia, os membros puderam aceder à assembleia a partir de outros locais, das plataformas Coviran em Espanha e Portugal ou das suas próprias casas, e votar e participar, registando-se, de acordo com a empresa, um dos maiores índices de participação nos últimos tempos.

A conferência serviu para fazer um balanço dos principais marcos e projetos do ano, bem como expor aos associados os desafios futuros que a cooperativa terá de enfrentar, num balanço feito pela sua presidente, Patro Contreras, e pelo novo diretor geral, José Francisco Muñoz.

Antes disso, os membros aprovaram por maioria o acordo do conselho de administração para a exclusão da cooperativa de dois parceiros, Tu Super Morón SL, governado por Rubén Navarro, e Agustina de Aragón 1988 SL, governado por Félix Mensah , por uma infração muito grave, tendo apresentado um pedido de convocação extraordinária com 80 assinaturas falsas, em março.

Resultados económicos

O resultado de 2019 destaca a solidez do grupo, dado o crescimento das suas principais magnitudes financeiras, e o desenvolvimento dos seus projetos, para além do plano de expansão nacional e internacional.

A cooperativa desenvolveu a sua estrutura organizacional, cujos ajustamentos geraram despesas extraordinárias que afetaram diretamente o desempenho. No entanto, verificou-se que, nos últimos meses do ano, essa mudança também teve efeitos positivos para os supermercados Coviran, resultando num aumento da sua competitividade e rentabilidade.

Na vertente económica, destaca-se o crescimento das vendas brutas da insígnia, atingindo os 1.463 milhões de euros, mais 6,7% do que ano anterior. Deste montante, 160 milhões de euros correspondem às vendas realizadas em Portugal e 1.303 milhões de euros a Espanha. Estes valores refletem a solidez da cooperativa em matéria económica, mantendo o total dos seus ativos económicos acima dos 217,9 milhões de euros.

Quanto ao valor líquido do volume de negócios, este subiu para 2,1% face a 2018 e o EBITDA ajustado das despesas extraordinárias, resultantes da variação organizacional, ascendeu a 8,2 milhões de euros, mais 1,74% do que o valor registado no ano anterior.

Investimento

Durante o ano de 2019, a cooperativa e os seus sócios atribuíram 19,7 milhões de euros ao investimento. Deste montante, o contributo da cooperativa foi de 4,91 milhões, valor aplicado à modernização do ponto de venda, homogeneização da imagem da marca, transformação digital, rentabilidade e competitividade do modelo de negócio.

A nível do grupo, a Coviran geraou 15.746 postos de trabalho, dos quais 13.555 em Espanha e 2.191 em Portugal, mais 0,6% do que em 2018. A taxa de colaboradores permanentes da cooperativa é de 87,52%.

A Coviran terminou o ano de 2019 com um total de 2.427 parceiros na Península Ibérica, Ceuta e ilhas e 2.855 pontos de venda (2.563 em Espanha e 292 em Portugal). Estes dados permitem-lhe manter o seu segundo lugar no ranking espanhol do sector em número de estabelecimentos, e o terceiro em Portugal, posição que se tem consolidado em ambos os países. Quanto à quota global de mercado, mantém-se nos 2,32% em Espanha e subiu para 1,06% em Portugal.

Nativos digitais

Satisfazer os nativos digitais é ganhar pontos no resto do mercado

Beko SteamCure

Beko apresenta tecnologia que elimina alérgenos e bactérias da roupa