in

ASAE fiscaliza 200 operadores económicos na Operação Ano Novo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou cerca de 200 operadores económicos e instaurou 39 processos de contraordenação em diversas ações de fiscalização na semana que antecedeu a chegada de 2017. Foi também efetuada a suspensão da atividade de dois estabelecimentos de restauração e bebidas por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene.

As diversas ações de fiscalização tiveram especial enfoque para o consumo de determinados géneros alimentícios característicos destas celebrações, com vista a garantir a segurança Asimentar, designadamente as condições de higiene, rotulagem e armazenamento de géneros alimentícios.

Destacam-se como principais infrações o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a ausência de processo(s) baseados nos princípios do HACCP, irregularidades ao nível da rotulagem de géneros alimentícios, particularmente carne de bovino, azeite e pescado e a ausência de rastreabilidade de géneros alimentícios, entre outras.

Foram ainda apreendidos diversos produtos, designadamente azeite e pescado por deficiente rotulagem, num valor global que rondou os 1.200 euros.

Geração Z: o próximo alvo das marcas

Waitrose destaca como as redes sociais mudaram a nossa relação com a alimentação