in

As entregas mais caricatas da DHL em 2023

A DHL faz uma retrospetiva das cinco entregas mais invulgares em todo o mundo, em 2023. Os envios vão desde mamíferos aquáticos a locomotivas e uma chave que salvou um pássaro.

“Soleil”, “Calliope” e “Piccolina” foram os três mamíferos aquáticos que viajaram, durante mais de mil quilómetros, com a ajuda da DHL em Cincinnati (Ohio) e Orlando (Flórida), nos Estados Unidos da América. A partir daí foram transportados por camião até à cidade de Tampa. Os animais pesavam cerca de 340 quilogramas e foram resgatados quando eram bebés, em 2021, na Flórida. Os jardins zoológicos de Cincinnati e Tampa cooperaram no tratamento dos animais: enquanto o jardim zoológico de Cincinnati trabalhou para o aumento de peso e para o seu crescimento de forma a serem devolvidos à natureza, o de Tampa está agora encarregue da fase final de reabilitação dos mamíferos. No início do próximo ano, serão, novamente, libertados nas águas da Flórida.

Para garantir que os peixes-boi chegassem a Tampa da forma mais rápida e segura possível, a DHL transportou-os em contentores personalizados. Um veterinário monitorizou o estado dos animais durante todo o voo. Os contentores incluíam camas de espuma e cobertores para os manter quentes. Além disso, para garantir que os corpos dos mamíferos se mantinham húmidos, eram constantemente borrifados com água.

 

Cinco locomotivas dos Estados Unidos ao Peru

As locomotivas também viajam por alto mar. Prova disso é que, em setembro, a DHL transportou cinco locomotivas usadas por navio, entre da cidade norte-americana de Houston até Callao, no Peru (uma distância de mais de quatro mil quilómetros).

Adquiridas por uma empresa ferroviária peruana, cada locomotiva tinha mais de 20 metros de comprimento e pesava 186 toneladas. Numa operação complexa, todas foram colocadas num navio utilizando as gruas do mesmo. Uma equipa de especialistas planeou, durante cerca de dois meses, cada passo desta operação. O navio realizou a viagem em 12 dias, através do Golfo do México e do Canal do Panamá até à costa peruana.

 

Salva-vidas da Tunísia para a Alemanha

A DHL também esteve envolvida num salvamento incomum, em abril, de um pequeno pássaro que se encontrava em risco. Tudo começou quando um cidadão alemão trancou, acidentalmente, o animal no apartamento e levou a chave numa viagem à Tunísia. No apartamento, o pequeno pássaro estava a precisar urgentemente de comida e água, por isso, o cidadão tinha de levar a chave de volta para o país de origem.

Em apenas algumas horas, a DHL transportou a chave, por avião, por cerca de quase dois mil quilómetros, entre o aeroporto de Tunes e o centro da marca em Leipzig. Uma equipa da DHL localizou rapidamente a chave no meio de muitos outros envios com origem na Tunísia. A companheira do viajante levantou a chave diretamente no Hub de Leipzig. Mais tarde, enviou uma carta de agradecimento à DHL, na qual confirmou o feliz resultado.

 

21 trenós da Alemanha para a China

Em outubro, a DHL entregou 21 trenós oriundos de Colónia, na Alemanha, em Yanqing, na China. Estes pertenciam a atletas de vários países europeus que precisavam deles para o início da Taça do Mundo de Bobsleigh da IBSF. Cada trenó tinha cerca de quatro metros de comprimento.

A DHL recolheu o equipamento junto das federações nacionais da modalidade bobsleigh e começou por levá-lo para Colónia. A paragem seguinte foi no Luxemburgo, de onde a DHL transportou todos os trenós por cerca de oito mil quilómetros até Pequim. Por fim, dois camiões levaram-nos para a pista olímpica em Yanqing. Uma vez que muitos atletas treinaram até ao último minuto, o transporte foi muito crítico no que diz respeito ao tempo, não deixando qualquer margem para atrasos. Ao mesmo tempo, os trenós profissionais são máquinas de precisão, ajustadas e calibradas com exatidão para os respetivos atletas. Por conseguinte, tiverem de ser manuseados com muito cuidado.

 

Três pás de turbinas eólicas dos Estados Unidos para a Turquia

Entre os envios caricatos, destaca-se, por fim, um de grande peso. Em agosto, a DHL enviou três pás de turbinas eólicas de Houston, nos Estados Unidos, para Izmir, na Turquia, numa viagem de mais de 12 mil quilómetros. Cada pá tinha 50 metros de comprimento e pesava cerca de 14 toneladas. Uma empresa americana organizou o envio para substituir as pás danificadas num parque de energia eólica na cidade turca.

Para a viagem de um mês das novas lâminas, a DHL utilizou um navio especial equipado com gruas de elevação pesada que podiam gerir a carga de forma segura e rápida. À chegada a Izmir, reboques extensíveis transportaram as novas pás até ao seu destino final.

 

Siga-nos no:

Google News logo

ERP Portugal Grupo Os Mosqueteiros

ERP Portugal junta-se ao Grupo Os Mosqueteiros para sensibilizar a comunidade

Farfetch vendida à sul-coreana Coupang