Lidl e Mercadona foram os protagonistas das notícias mais lidas no website da Grande Consumo em 2016. Recorde o top 10 dos temas que mais atenção despertaram junto dos nossos leitores.

1. Mercadona inicia recrutamento de cargos diretivos em Portugal

Em julho, a Mercadona anunciou o início da incorporação e contratação dos 120 primeiros novos cargos diretivos que irão liderar o projeto da cadeia de supermercados em Portugal e que estarão distribuídos por todo o país. Com o início deste processo, define-se grande parte da estrutura e das posições-chave da organização em Portugal e constroem-se as bases necessárias para que a Mercadona crie uma equipa de recursos humanos. Processo no qual a Mercadona vai investir mais de 50 mil euros por trabalhador em termos de formação, nomeadamente formação específica sobre o modelo de “Qualidade Total”, competências de gestão e liderança e imersão nos diversos departamentos da empresa. Leia mais aqui.

2. Primeiro vinho azul do mundo chega a Portugal

O primeiro vinho azul do mundo, que em apenas um ano vendeu 70 mil garrafas, chegou a Portugal em 2016 pela responsabilidade de uma equipa de jovens empresários. Após dois anos de investigação e uma estreita colaboração entre vários institutos tecnológicos líderes na indústria alimentar, o Gïk é caracterizado por um sabor doce e fresco e, o grande elemento diferenciador, pela cor índigo. O objetivo do primeiro vinho azul do mercado é criar um vinho acessível a todos. Leia mais aqui.

3. Lidl apresenta novo conceito de loja para zonas urbanas

O Lidl apresentou uma série de novos conceitos de loja para as zonas urbanas na feira Expo Real, em Munique. Com a experiência que ganhou com lojas em áreas densamente povoadas no estrangeiro, a insígnia quer agora estabelecer lojas em áreas urbanas alemãs movimentadas. Leia mais aqui.

4. Joalpe lança primeiro cesto de compras que pode sair do interior da loja

A Joalpe proporciona uma nova experiência de compra com os novos cestos Genplus 360º, maiores, mais fáceis de controlar e confortáveis. Além disso, estes são os primeiros cestos de compras que, com uma pequena adaptação, podem sair do interior da loja. Trata-se, assim, de uma solução intermédia entre o Genslide da Joalpe, um dos cestos de compras mais vendidos em todo o mundo, e o carrinho de compras, que a empresa sediada em Tortosendo ainda não produz, mas que está no seu horizonte. Um projeto que levou cerca de ano e meio de maturação e implicou um investimento de meio milhão de euros. Leia mais aqui.

5. Nova fábrica da Jerónimo Martins Agroalimentar abastecerá 100% das necessidades do grupo em Portugal

Não está prevista a exportação de leite proveniente da nova fábrica que a Jerónimo Martins Agroalimentar tem em Portalegre para os 149 supermercados Ara na Colômbia. A unidade, a inaugurar no primeiro semestre de 2017, irá garantir o abastecimento de 100% das necessidades do grupo em Portugal. Leia mais aqui.

6. Lidl abre loja pop-up

O Lidl abriu em Hamburgo, na Alemanha, a sua primeira loja pop-up dedicada à gama de pronto-a-vestir. O espaço tinha como objetivo promover a coleção outono/inverno e a nova linha premium da sua marca própria Esmara. A loja esteve aberta apenas 10 dias, período durante o qual as peças de vestuário apenas poderiam ser ali compradas. Findo esse tempo, passaram a estar disponíveis online. Leia mais aqui.

7. Lidl apresenta campanha Lidl Shop

Em setembro, o Lidl lançou a campanha Lidl Shop, uma coleção de 40 miniaturas de produtos reais de referências disponíveis em loja. Entre os dias 12 de setembro e 20 de novembro, por cada compra de 15 euros, os consumidores recebiam uma das 40 miniaturas colecionáveis, entre as quais frutas e legumes, cereais e leite, massas, bolachas, ovos ou ainda papel higiénico e o creme Cien. Leia mais aqui.

8. Mercadona chega a Portugal em 2019

Em junho, a Mercadona anunciou o início do seu processo de internacionalização com a abertura, em 2019, das primeiras lojas em Portugal. Numa primeira fase, o objetivo da empresa é a instalação de quatro supermercados, num investimento inicial de 25 milhões de euros. Prevê-se a criação de 200 postos de trabalho. A escolha de Portugal por parte da Mercadona para iniciar o seu plano de expansão internacional foi determinada pelo facto de ser um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa. Leia mais aqui.

9. Creme hidratante do Lidl considerado o melhor em Espanha

O creme hidratante Cien do Lidl voltou a ser considerado o melhor em Espanha, segundo um estudo da OCU – Organización de Consumidores y Usuarios, que analisou 17 produtos. O estudo destaca o preço, já que o creme do Lidl custa 2,99 euros, o que compara com o da proposta mais cara em análise, que é também a que obtém a pontuação mais baixa: 225 euros. Leia mais aqui.

10. Lidl inaugura terceira loja com novo conceito

O Lidl prosseguiu o seu investimento de modernização da rede de lojas em Portugal e anunciou, em maio, a reabertura da loja de Estarreja. A remodelação geral representou um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. Leia mais aqui.

Panasonic compra a Zetes e entra nas soluções de mobilidade

DIA impulsiona a sua expansão no continente americano