in

Aqui é Fresco leva mais de 730 retalhistas a Braga para convenção anual

A rede Aqui é Fresco, especializada no comércio de proximidade, promove a realização da 11.ª edição da Convenção Aqui é Fresco, nos dias 29 e 30 de maio. O mote para o evento deste ano, que regressa ao formato presencial e que se realiza no Altice Forum Braga, é “Aqui queremos um futuro mais sustentável”.

Esta convenção vai juntar, durante dois dias, mais de 730 retalhistas, 18 grossistas, 84 fornecedores e mais de 50 convidados com interesse em aderirem ao projeto Aqui é Fresco. Além disso,  contará com mais de 1.500 atores do sector do retalho, vai ter 10 stands premium e 74 standard, onde vão estar representadas as principais marcas da indústria do grande consumo, pertencentes a sectores como a alimentação, bebidas, higiene pessoal e lar.

Há 11 anos que promovemos esta convenção que reúne ‘players’ chave do sector do retalho. Tem vindo a crescer, de ano para ano, e acreditamos que é um momento importante não só na vertente de negócio para os nossos parceiros, fornecedores e retalhistas, mas também de troca de experiências e visões. Os últimos dois anos foram desafiantes para todos, devido à pandemia, mas o retalho de proximidade mostrou-se muito resiliente. Atualmente, as famílias e empresas atravessam novos desafios e, por isso, não temos qualquer dúvida que a realização desta convenção, novamente em formato presencial, faz todo o sentido”, afirma Carla Esteves, diretora executiva da Unimark e da Rede Aqui é Fresco.

A Convenção Aqui é Fresco é um momento de união dos diversos representantes do retalho alimentar, de divulgação de boas práticas de gestão, mas também de concretização de negócios. O convívio e a partilha de ideias são também imagens de marca deste evento. Além disso, estão também previstos vários workshops, onde vão ser abordados temas como boas práticas de retalho, negociação e gestão sustentáveis, iniciativas que vão ter o apoio da GS1, Too Good To Go e The Navigator.

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade ambiental é um dos desafios que o mundo tem pela frente e é, naturalmente, uma das preocupações do sector do retalho. O mote para a edição de 2022 da convenção é “Aqui queremos um Futuro Mais Sustentável”, que é, também, um dos lemas e uma prioridade estratégica da sociedade. “Temos usado o teaser ‘A tua atitude AQUI conta’ para despertar uma nova atitude no dia-a-dia dos gestores, mas que queremos que sirva também como forma de contágio para uma nova atitude, junto das equipas de trabalho no terreno”, afirma Carla Esteves.

O retalho é, atualmente, um dos sectores que mais usa embalagens de plástico, o que representa cerca de 40% do uso global de plástico. A Sociedade AquiI é Fresco acredita que é urgente começar a fazer a diferença e motivar outros a seguir o exemplo.

Queremos assumir uma posição de responsabilidade social, onde cada gesto irá representar um compromisso em função da sustentabilidade ecológica e da qualidade alimentar. A Convenção Aqui é Fresco servirá essencialmente como forma de partilha e divulgação deste conceito e desta forma de ‘AQUI Estar’”, acrescenta a diretora executiva da Unimark e da rede Aqui é Fresco.

 

Reduzir impacto climático

O Aqui é Fresco tem estado a trabalhar no sentido de reduzir o impacto climático, ao longo de toda a cadeia de valor, e quer fomentar a adoção de comportamentos sustentáveis que tem já dentro da organização. Uma das práticas implementadas é a eliminação do uso de plástico, em termos de consumíveis, e quanto à otimização de processos, foi reduzido drasticamente o uso de papel.

A sociedade acredita que reciclar apenas não basta e que é urgente adotar novas medidas no sentido de reduzir a sua pegada carbónica, pelo que tem defendido, junto dos seus associados, a necessidade de adoção de medidas e comportamentos que ajudem as suas empresas na redução das emissões de CO2, associadas aos seus processos logísticos.

Publicidade

Rituals

Mango adiciona Rituals à sua plataforma online

café

Procura de café aumenta, mas ainda não chegou aos níveis pré-pandémicos