in

Aprovada a Primeira Estratégia Europeia sobre Plásticos

A Comissão Europeia aprovou a Primeira Estratégia Europeia sobre Plásticos. Todos os recipientes de plástico no mercado da União Europeia serão recicláveis até 2030, o consumo de plásticos de uso único será reduzido e o uso intencional de microplásticos será restringido.

A nova estratégia faz parte da transição para uma economia mais circular e protegerá o meio ambiente da contaminação de plásticos, ao mesmo tempo que estimula o crescimento e a inovação, transformando um obstáculo num programa positivo para o futuro da Europa.

De acordo com o primeiro vice-presidente Frans Timmermans, responsável pelo desenvolvimento sustentável, “se não mudarmos a maneira como produzimos e usamos plásticos, até 2050, haverá mais plástico do que peixe no mar. Temos de evitar que os plásticos atinjam a água e os alimentos e, até, o nosso corpo. A única solução a longo prazo é reduzir o desperdício de plástico, aumentando a sua reciclagem e reutilizaçãoEste é um desafio que os cidadãos, a indústria e os governos devem enfrentar juntos. Com a estratégia da União Europeia em matéria de plásticos, também promovemos um novo modelo de negócios mais circular. Devemos investir em tecnologias novas e inovadoras que garantam a segurança dos cidadãos e do meio ambiente, mantendo a competitividade da indústria“.

Por sua vez, o vice-presidente Jyrki Katainen, responsável pelo emprego, crescimento, investimento e competitividade, afirma que “com a estratégia sobre os plásticos, estamos a lançar as bases de uma nova economia de plástico, circular, ao mesmo tempo que direcionamos o investimento nesse sentido. Isso vai ajudar-nos a reduzir os resíduos plásticos em terra, mar e ar e vai oferecer novas oportunidades de inovação, competitividade e emprego. É uma ótima oportunidade para a indústria europeia desenvolver o seu papel como líder mundial em novas tecnologias e materiais. Os consumidores têm a capacidade de tomar decisões conscientes que protejam o meio ambiente. É uma situação de que todos nós podemos realmente beneficiar“.

Todos os anos, os europeus geram 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico, mas menos de 30% são recolhidos para reciclagem. Em todo o mundo, o plástico representa 85% dos resíduos nas praias.

A estratégia sobre os plásticos procura transformar a forma como os produtos são concebidos, produzidos, utilizados e reciclados na União Europeia. A este respeito, Bruxelas observa que “muitas vezes, a forma como os plásticos são produzidos, utilizados e descartados atualmente impede a obtenção dos benefícios económicos de uma abordagem mais circular e prejudica o meio ambiente. O objetivo é proteger o meio ambiente ao lançar as bases para uma nova economia do plástico, em que design e produção respeitem plenamente as necessidades de reutilização, reparação e reciclagem e se criem materiais mais sustentáveis“.

Com a estratégia sobre os plásticos, a Comissão Europeia adotou um quadro de seguimento, que consiste num conjunto de 10 indicadores-chave que abrangem cada fase do ciclo e que irá medir o progresso da transição para uma economia mais circular na União Europeia e no âmbito nacional.

Vista Alegre galardoada com três Good Design Awards

Aumento do comércio eletrónico colocará em risco até 15% das lojas físicas