in

Apenas quatro retalhistas entre as 100 empresas com maior reputação

Ikea e Ferrero lideram o ranking de reputação dos sectores de distribuição e bens de consumo, respetivamente, de acordo com a última edição do “Global Reptrak 100”, desenvolvido pelo Reputation Institute, que recolhe anualmente a percepção pública das principais empresas do mundo.

No caso do retalho, seguem-se à IKEA os operadores de comércio eletrónico Amazon e eBay, nesta ordem. A quarta e última empresa de distribuição que aparece no top 100 mundial é a H&M.

No entanto, o sector do grande consumo é consideravelmente mais numeroso. Depois da Ferrero, existem dois fabricantes de produtos não alimentares, a 3M e a Colgate-Palmolive. O top 5 é completado pela Barilla e Kellogg. Seguem-se Lavazza, Danone, L’Oréal, Hershey, Kraft Heinz, Heineken, Mars, Nestlé, Campbell’s, Kimberly-Clark, Carlsberg, Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Bacardi, Unilever, Coca-Cola e AB InBev.

Globalmente, a empresa mais conceituada do mundo é a Rolex, à frente da Lego e da Walt Disney. Uma das principais conclusões da Global Reptrack de 2019 é que a reputação aumentou num ponto percentual em termos gerais, corrigindo a tendência de queda de 2018. No entanto, 52% do mundo tem dúvidas sobre as boas intenções das empresas.

Costco aumenta faturação em 8,7%

Mondelez aposta nos alimentos funcionais