in

Amazon volta-se para a indústria farmacêutica

Desde há alguns meses que é conhecida a informação de que a Amazon está a explorar a sua entrada neo sector farmacêutico, que atualmente movimenta 400 mil milhões de dólares por ano. Embora uma decisão final aparentemente ainda não tenha sido tomada, os especialistas em marketing farmacêutico já começaram a considerar a possibilidade da Amazon entrar neste enorme mercado.

A notícia de que a Amazon quer vender medicamentos tem assustado, por razões óbvias, retalhistas farmacêuticos como a CVS, Walgreens e Express Scripts, que correm o risco de sofrer o efeito Amazon causado em tantos outros negócios. Mas, de acordo com a Econsultancy, as empresas farmacêuticas poderiam beneficiar da entrada da gigante norte-americana.

De acordo com Adam Fein, presidente da Pembroke Consulting, uma das maneiras mais fáceis para a Amazon entrar neste mercado seria focar-se nos clientes que pagam pelos seus medicamentos genéricos e de marca. Embora a cobertura de medicamentos seja geralmente assegurada pelos planos de seguro de saúde, um número crescente de pacientes opta por pagar a sua receita. 

Para os retalhistas de produtos farmacêuticos, a entrada da Amazon neste mercado poderia aumentar a importância das suas estratégias de marketing direto para o consumidor, assim como  ter o efeito de aumentar a transparência sobre os preços.

Unilever multada em Itália por alegado abuso de posição dominante

El Corte Inglés leva a loja online ao mundo inteiro